Filhos de Pais separados: como ajudá-los no Desempenho Escolar?

É comum encontrarmos nas escolas, filhos de pais separados, todavia, se a rotina for bem planejada isso não atrapalha no desempenho escolar. Para ajudá-lo, procure por uma escola que ofereça apoio pedagógico.

Se o seu filho apresentar baixo desempenho nas notas, nossa equipe pedagógica irá indicá-lo para um tratamento se houver necessidade. A escola deve analisar o comportamento da criança, e imediatamente informar aos pais e a coordenação, para que possam tomar as medidas corretas e não afetar o desempenho do aluno.

Como ter cuidado com filhos de pais separados?

A separação causa estresse, por isso, poderá afetar de maneira significativa o aprendizado das crianças. De acordo com psicólogos, os pais devem ficar atentos a qualquer sinal de desconforto, e os professores também devem analisar se o aluno está tendo desempenho muito ruim.

Caso a escola, ou os pais não tomem os devidos cuidados, é provável que a criança desenvolva diversos tipos de distúrbios, por exemplo, pesadelo, insônia, choro descontrolado, depressão e ansiedade, além disso, para que o divórcio atrapalhe o mínimo possível no desempenho escolar, é indicado que a criança desde o começo do ano letivo faça acompanhamento com psicólogo.

Como proporcionar estabilidade psicológica para as crianças?

O sucesso do processo de aprendizagem começa com o incentivo dos pais, a estabilidade psicológica deve partir sempre dos pais e depois continuar na escola, por isso, os pais devem garantir que a criança vai continuar tendo uma rotina mesmo após a separação.

Os pais devem sempre trabalhar a comunicação com seus filhos, pois, o papel de pai e mãe não acaba nunca, e os filhos devem ter ciência disso. Cabe aos pais fornecerem orientações quanto à rotina de estudos dos filhos, acompanhar seu rendimento, etc. Dessa maneira, a criança se sente acolhida e segura mesmo depois da separação.

Como deve ser a relação com os pais?

Os pais devem ficar de olho em tudo, com relação às amizades, quais são os contatos que os filhos têm no celular e nas redes sociais, é dever dos pais verificar se tem dever de casa para ser feito, criar uma rotina de estudos em casa para reforçar o que foi ensinado na escola, etc.

Se necessitar de ajuda para adaptar sua nova rotina, ou mesmo para mudar seu filho de escola, converse com nossa equipe pedagógica, estamos à disposição todos os dias da semana e em horário comercial, aproveite e venha conferir nossas instalações.

Qual é o dever da escola?

No Colégio Lebiste, por exemplo, temos uma equipe de psicopedagogos devidamente treinados para observar o comportamento e rendimento de nossos alunos, quando há alguma atitude estranha os pais são notificados e se houver necessidade, os alunos são encaminhados para realizar algum tipo de tratamento.

Se o problema estiver relacionado apenas ao aprendizado dos conteúdos, os alunos devem realizar reforços e atividades extracurriculares para não prejudicar seu desempenho no ano letivo.

Portanto

Para aprender a lidar com filhos de pais separados, fale com nossa equipe pedagógica para que possamos entender suas necessidades e ajudar o aluno da melhor forma possível.

Agende sua visita hoje mesmo!!!