Discalculia: Como ajudar a criança que tem dificuldade em matemática?

Este problema ocorre devido a uma má formação neurológica, a criança apresenta logo na pré-escola uma dificuldade com números, a discalculia não tem nada a ver com deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos. 


Com o auxílio de uma equipe preparada é possível diminuir os efeitos deste transtorno, para saber mais acompanhe o artigo até a conclusão.

4 passos para minimizar a discalculia! 

A matemática contribui muito para o raciocínio lógico, e por isso, quando a criança apresenta algum distúrbio que dificulta este aprendizado, os pais devem informar a escola imediatamente, confira a seguir como diminuir a discalculia ainda na pré-escola:

1º Incentive o estudo da matemática 

Sabemos que os pais não são professores, no entanto, sua principal missão é de atuar como um orientador, os pais devem ensinar a organização com a limpeza da casa e também mostrar que as crianças devem ter responsabilidade com os deveres escolares


Mesmo que os pais também não tenham domínio da matemática, eles devem solicitar ao professor que explique melhor para a criança, o passo a passo que ela deverá seguir para resolver um problema, os pais não precisam se sentir culpados quando não conseguem resolver um simples problema de conta. 

2º Ensine-o a decodificar um problema 

A matemática poderá ser complexa para algumas pessoas, por isso, para que o problema possa ser desconstruído e o resultado possa ser encontrado, peça para que seu filho leia tópico por tópico e anote todos os dados que encontrar.


Por exemplo: Quantas bolas de gude o Gustavo jogou? E quantas ainda faltam jogar. É importante ficar atento às palavras-chave, para conseguir encontrar o resultado. 

3º Proponha atividades lúdicas

Na maioria das vezes, a criança com dificuldades em matemática poderá absorver melhor os conceitos com o auxílio de jogos, os jogos de tabuleiro são as opções mais indicadas por especialistas para enfrentar a Discalculia. É possível ensinar os seguintes tipos de jogos:


  • A Feira;

  • Fim do Coelho;

  • Lobo 77;

  • Gama de arquitetos;

  • Pizza do pânico;

  • Dama, etc. 


Comece de maneira gradativa, respeitando o ritmo de aprendizado de cada criança, se você tem um aluno em sua turma com esta dificuldade, dê a ele exercícios diferenciados. 

 4º Ensine-o a detectar as dificuldades 



Se a criança não consegue entender nada, este já é um sinal de distúrbio, cabe aos pais ajudar a criança a entender qual o seu grau de dificuldade, e mesmo que os pais não tenham domínio da matéria, eles deverão pedir ajuda do professor. 

Onde obter ajuda para seu filho(a)?

A equipe do Lebiste poderá ajudá-lo a detectar os sintomas da Discalculia, e ainda, incentivar seu filho(a) a desenvolver muito bem a matemática, contamos com uma equipe de psicopedagogos, psicólogos e professores em várias áreas que ajudarão seu filho dentro do ambiente escolar. 


Temos uma estrutura e metodologia de ensino próprios, o que aumenta ainda mais o gosto pelos estudos, além da matemática, podemos incentivar a criatividade, o aprendizado de outros idiomas, raciocínio lógico, e prática de atividades físicas.


Portanto, se você já percebeu que seu filho(a) apresenta alguma dificuldade com a matemática, fale ainda hoje com a equipe do Lebiste, estamos aqui para ajudá-lo. 


Agende uma visita agora mesmo!

Converse Conosco no WhatsApp