Dificuldade de Aprendizagem: o que os pais precisam urgentemente saber

Todas as crianças acham a escola às vezes difícil. Uma criança com dificuldade de aprendizagem pode ter um nível de inteligência médio ou melhor, mas pode ter grande dificuldade em ler, escrever ou contar.

O Colégio Lebiste demonstra agora, o que os pais precisam sobre crianças com problemas de aprendizagem e como ajudá-las no dia a dia.

O Que é Dificuldade de Aprendizagem?

Uma criança com dificuldade de aprendizagem tem dificuldade significativa em ler, escrever ou contar. Esses problemas não estão relacionados a um atraso geral de desenvolvimento ou a um problema sensorial.

As dificuldades de aprendizagem são frequentemente diagnosticadas após uma avaliação psicológica. Esta avaliação pode ser feita na escola ou em particular.

As dificuldades de aprendizagem ocorrem quando o cérebro de uma criança tem dificuldade em trabalhar com tipos específicos de informação. Isso é chamado de déficit de tratamento. Isso pode causar dificuldade em ouvir, pensar, falar, ler, escrever, lembrar, soletrar ou matemática.

Dificuldades de leitura

As deficiências de leitura podem incluir problemas com:

• processamento fonológico ou dislexia (É a capacidade de dividir as palavras em sons. Essa deficiência pode variar de leve a grave);

• fluência na leitura, ou seja, velocidade de leitura;

• compreensão de leitura.

Distúrbios da escrita

Dificuldades de escrita podem incluir problemas:

• escrita: encontrar ideias, organizar ideias ou fornecer detalhes;

• ortografia;

• gramática;

• de caligrafia.

Um problema de grafia ou caligrafia não constitui um distúrbio de caligrafia. A escrita à mão é um problema motor. O problema de grafia pode estar relacionado à dislexia.

Deficiência matemática

Dificuldades em matemática podem incluir problemas para:

• compreender termos e operações matemáticas;

• decodificar problemas escritos em símbolos matemáticos;

• reconhecer símbolos;

• interpretar conjuntos, objetos, números maiores;

• usar sinais aritméticos corretamente;

• seguir as sequências do raciocínio matemático;

• aprender as tabuadas.

Como ajudar uma criança com dificuldade de aprendizagem?

Se você acha que seu filho tem um problema de aprendizagem, não pare de procurar ajuda até conseguir. O que funciona melhor geralmente é diferente para cada indivíduo e cada família.

Ajude seu filho(a) a se ver como uma pessoa de sucesso

O psicólogo Gordon Allport disse que uma "reputação, seja verdadeira ou falsa, não pode ser martelada indefinidamente na mente das pessoas sem ter consequências para seu caráter ".

Isso significa que se você consistentemente enviar ao seu filho(a) uma imagem dele como "não bom o suficiente" - consciente ou inconscientemente - ele começará a se ver como alguém que não pode ter sucesso.

É por isso que é importante ajudá-los a desenvolver uma autoimagem positiva, lembrando-os constantemente de que eles significam muito para você.

Promova o desenvolvimento da inteligência emocional em seu filho(a)

As emoções são coisas complicadas. Elas nos fazem dizer coisas que normalmente não diríamos. Eles são a razão pela qual as crianças se comportam de maneiras "incompreensíveis".

Crianças que ainda não aprenderam a controlar suas emoções têm mais dificuldade do que outras crianças. Elas têm mais problemas acadêmicos e sociais, têm dificuldade para fazer e manter amigos, sofrem de mais ansiedade, têm comportamentos agressivos mais frequentes e maior probabilidade de sofrer de distúrbios psicológicos na adolescência e além.

Ajude a criança a aprender sobre suas emoções e as dos outros.

Experimente maneiras diferentes de aprender

Se seu filho(a) tem dificuldades de aprendizagem, é importante identificar seu estilo e oferecer opções que promovam esse aprendizado. Isso pode significar ensiná-la a contar usando LEGOs, contar a ela sobre a natureza organizando um caça ao tesouro ou ensinando-lhe o volume por meio de brincadeiras com água.

Saber o que fazer quando seu filho(a) tem uma dificuldade de aprendizagem nem sempre é fácil, mas quanto mais administrável você pensar na dificuldade, mais fácil será lidar com ela.

Nossos Professores e Coordenadores foram capacitados para ajudar seu filho durante todo o processo de aprendizagem, se sentir alguma dificuldade aparente, não hesite, fale conosco, teremos o maior prazer em encontrar uma saída para ajudar ainda mais o seu filho(a)!