Criança irritada: como ajudar seu filho a lidar com a raiva?

A raiva infantil é muito comum entre crianças na pré-escola, logo, o que muitos pais não conseguem é lidar com este sentimento. Os professores e a equipe pedagógica devem orientar os pais, e mostrar o que leva a criança irritada a agir dessa forma. 

Exercícios com a equipe pedagógica, também poderão ser muito úteis para o desenvolvimento das crianças.

5 maneiras incríveis para lidar com crianças irritadas!

Com algumas técnicas e conversas com profissionais, é possível lidar com este sentimento logo na primeira infância, os pais e responsáveis deverão pedir ajuda aos professores e para a equipe pedagógica sempre que possível:

1º Ensine-o a se expressar

Iniciar um diálogo é sempre a melhor saída para que a criança possa aprender a expressar seus sentimentos, no momento que escutamos o que sentimos, é possível trabalhar esses sentimentos através de exercícios. 

Para crianças mais novas, os especialistas indicam que sejam realizados desenhos, se a criança sabe escrever, peça para que escreva uma carta.

2º Ofereça atividades que trabalham a mente

Trabalhar a mente da criança deixará ocupada, e a mesma estará distraída, atividades que propõem entretenimento, como contação de histórias, conversas em grupo, aprender uma música para a faixa etária, ajuda a criança irritada a se controlar. 

Com o passar do tempo, qualquer problema a criança já terá facilidade para relatar aos adultos que estão à sua volta.

3º Deixe os brinquedos favoritos por perto

Um brinquedo que a criança se identifique, ou até mesmo um hobbie favorito poderá acalmá-la, após perceber que o pequeno se acalmou comece um diálogo para entender o que houve, e ajude-o a encontrar uma solução.

4º Espere um pouco

Caso a criança tenha ficado com raiva em casa, faça outra atividade e deixe que a criança fique mais calma para começar o diálogo, se possível crie o canto da reflexão com cores e desenhos lúdicos que a criança goste, assim, ficará mais fácil para a criança raciocinar o que houve.

5º Peça ajuda para a equipe pedagógica

O Colégio Lebiste tem uma equipe completa que ajudará a entender os motivos da raiva de seu filho, de repente poderá ser uma implicância com um colega em sala de aula, a falta de compreensão em determinada matéria, ou problemas de relacionamento em casa. 

Nosso time de psicólogos poderá analisar as reações que a criança costuma ter, e passar as informações para que os pais possam estudar e aplicar em casa, quando surgir os picos de raiva. É importante que os pais e responsáveis informem a escola, qualquer comportamento estranho que a criança possa desenvolver.

Conte com o apoio da Lebiste!


Nós do Colégio Lebiste podemos ajudar a criança irritada a melhorar seu comportamento, e se tornar uma criança mais tranquila através de nossa equipe pedagógica. Nossa equipe realizará acompanhamento com psicólogo para saber porque a criança tem este comportamento. Temos um espaço lúdico completo, com todos os recursos educacionais necessários, para todas as faixas etárias, desde o berçário até o ensino fundamental. 

Portanto, se a sua criança está com este problema, e por consequência, não consegue se relacionar, entre em contato com nossa equipe, podemos ajudá-lo nesta missão.

Converse Conosco no WhatsApp