Como ensinar seu filho a estudar para prova!

O fim do ano letivo está se aproximando, trazendo consigo sua cota de exames. Apresentamos agora algumas dicas eficazes de como ensinar seu filho a estudar para prova, confira!

Como ensinar seu filho a estudar para prova corretamente!

Aprenda enquanto se diverte

Estudar é uma obrigação, é claro, mas nunca deve rimar com trabalho enfadonho. É possível tornar o estudo divertido adicionando um toque de criatividade. Aqui estão algumas sugestões que foram testadas e aprovadas:

• Peça-lhe a seu filho que recite sua tabuada com uma batida cativante e divertida ou com a melodia de sua música favorita;

• Peça-lhe que escreva uma pergunta e resposta, depois se transforme em um apresentador de questionário de TV que ele participe;

• Mude seu ambiente, por exemplo, estudando sentado no chão da sala (a televisão desligada, é claro!);

• Role uma bola no chão saindo de você em direção a ele enquanto você faz uma pergunta, ele deve responder antes da bola o alcançá-lo;

• Permita que ele estude com um amigo. Basta garantir uma vigilância discreta para evitar distrações;

• Encontre jogos online onde ele possa estudar, uma breve consulta no Google e verá vários deles.

Combine várias maneiras simples de aprender

Frequentemente, reler suas anotações não é suficiente para lembrar de tudo. Portanto, você pode sugerir que ele reescreva suas anotações, resuma ou use lápis de cores diferentes para agrupar ou destacar certas informações.

Faça pausas

Não há necessidade de amarrá-lo à cadeira se ele não estiver mais concentrado após 20 minutos. Você conhece seu filho e sabe quando tudo começa a girar em sua cabeça. Faça uma pausa de 5 minutos e volte aos estudos. Você verá, é muito mais lucrativo assim.

E, principalmente, não comece o período de estudos assim que ele voltar da escola. Em vez disso, dê-lhe tempo para desabafar por cerca de quinze minutos e faça um pequeno lanche.

Promova estilos de vida saudáveis

Uma boa maneira de como ensinar seu filho a estudar para prova é fazê-lo(a) dormir bem, comer bem e ser ativo todos os dias são aspectos a serem considerados no sucesso acadêmico de seu filho.

Dormir bem - O processamento da informação ocorre durante o sono. Os neurônios se comunicam entre si, facilitando a aquisição e a memorização do conhecimento, portanto, fixe horários para seu filho dormir, evite o uso de telas pelo menos meia hora antes dele(a) deitar.

Comer bem - Impossível se concentrar e reter qualquer coisa com o estômago vazio, uma alimentação saudável promove calma e concentração.

Estimule atividades físicas - A criança ativa tem um cérebro que funciona em plena capacidade. Mais calmo, mais atento e concentrado, fica mais fácil para eles memorizarem o conteúdo.

Tranquilize e incentive - As provas são uma fonte de estresse para muitos jovens. Se este for o caso do seu filho, ele precisa ser tranquilizado: “Você estudou bem. Não se preocupe, tudo ficará bem. Faça-o acreditar em suas habilidades e em seu sucesso.

Bom estudo!