Como ajudar os filhos no dever de casa!

Para a maioria dos pais ajudar os filhos no dever de casa pode ser um sacrifício, principalmente depois de um dia de trabalho onde passaram horas ouvindo barulho.

No entanto, como ajudar seu filho a manter´se motivado e encorajado nas tarefas da escola? Como participar mais da vida escolar e do desenvolvimento deles?

Como ajudar os filhos no dever de casa

Aqui listamos algumas dicas para os pais que desejam ajudar os filhos no dever de casa, sem se estressar ou ficar mais cansado ainda.

1 - Crie uma estrutura correta

É importante que seu filho encontre um ambiente de estudos propício à calma e à atenção, sem aparelho de televisão por perto, sem música, smartphone, tablet ou computador. Instale-o em um local onde haja espaço suficiente para abrir seus livros e cadernos. Para memorizar as lições, seu filho deve estar o mais atento possível, sem fontes de distração.

2 - Esteja presente na lição de casa

Ficar perto de sua mesa enquanto ele estuda permite que seu filho se concentre nas lições com mais eficiência. Ele sabe que você o observará e que, se necessário, poderá interrompê-lo se ele vier a se desconcentrar.

Ficar por perto também é importante para ajudar a esclarecer possíveis dúvidas que possam surgir. A sua experiência mostrará que as tarefas podem ser feitas com facilidade e que o conteúdo pode ser tranquilamente absorvidos.

3 - Dê-lhe autonomia

Estar presente não significa fazer o dever de casa para o seu filho! Você o acompanha e intervém se necessário, mas em nenhum caso você está à disposição dele. Ajude-o a raciocinar, faça as perguntas certas. Autônomo, ele encontra seu próprio método de estudo e descobre a satisfação de resolver seus exercícios.

4 - Evite colocar pressão nele

Às vezes, fazer as tarefas da escola em casa pode ser um pouco desafiador: seu filho enrola, não quer estudar, perde a concentração, você se irrita, o tom aumenta. É difícil não perder a calma, e ainda assim você tem que ficar calmo e evitar repreendê-lo. Em caso de crise, prefira fechar os cadernos e adiar as lições para mais tarde à noite ou na manhã seguinte. O melhor é não colocar pressão nele.

5 - Tranquilizá-lo sobre suas habilidades

Seu papel como pai é ajudar seu filho na lição de casa, mas também incentivá-lo. Respeite seu ritmo de aprendizado e lembre-se de parabenizá-lo por seus resultados, sua concentração, a atenção que ele presta às lições. Promova-o falando sobre realizações e pequenos sucessos e, inversamente, evite enfatizar as dificuldades que encontrar.

6 - Mantenha-se positivo

O dever de casa visa consolidar e aprofundar as habilidades do dia. Muitos pais desafiam esses exercícios adicionais. Na frente de seu filho, adote uma atitude positiva, não questione as solicitações do professor e prefira marcar uma consulta com o professor, se necessário.

Nem todos os pais têm a possibilidade de acompanhar o filho na aprendizagem de suas lições. Para alguns, é uma questão de excesso de trabalho. Para outros, é o nível de escolaridade contra, que acaba não permitindo ajudar mais como gostariam.

A verdade é que é de extrema importância ajudar os filhos no dever de casa e em outras atividades escolares, isso vai demonstrar que se importa com eles e está pronto para auxiliá-los também nas futuras lições da vida.