Aulas remotas: como manter as crianças motivadas?

A Pandemia chegou de surpresa em 2020 e em algumas semanas tudo fechou, inclusive escolas e universidades, uma boa alternativa para não perder o ano letivo, foram as aulas remotas. Mas, com o passar do tempo, a motivação das crianças vai diminuindo e a rotina de estudos em casa vai se tornando cansativa e solitária.

Diante disso, o que fazer para manter as crianças motivadas? Como pai, como posso colaborar com a escola para manter a qualidade e o aprendizado de meu filho(a)?

Aulas Remotas: Como manter a motivação das crianças?

Preparamos uma breve lista de atividades e bons hábitos que ajudarão seus filhos a manter o foco, a concentração e continuar estudando mesmo remotamente com o mesmo empenho que tinha na sala de aula, confira!

1º Organize o local dos estudos

Selecione um local fixo para que seu filho possa estudar com calma, de preferência um local limpo, arejado, sem barulhos, longe de portas, passagens e locais movimentos da casa.

Uma boa dica é deixá-lo sempre à vista, assim facilitará monitorá-lo e evitará que o mesmo se distraia com jogos, redes sociais, vídeos ou páginas atrativas da internet.

2º Crie um Cronograma com horários fixos

Antes da pandemia, seu filho tinha um horário fixo para entrar e sair da escola e durante as aulas, a escola se encarregava de mantê-lo ocupado durante todo o turno. Agora, mesmo em casa, ele ou ela precisam de horários fixos para iniciar os estudos e para encerrar as atividades.

Fixar horários irá reorganizar a sua vida escolar e as demais rotinas ao longo do dia.

3º Conheça as dificuldades do seu filho

Reserve alguns minutos por dia para identificar quais dificuldades seu filho(a) está tendo com relação às tarefas escolares. Anote, e o que não puder ajudá-lo(a), busque ajuda com nossos Professores e Orientadores.

É importante também, ficar atento a problemas técnicos como a conexão da internet de sua casa, funcionamento do dispositivo (celular ou computador) e local do estudo.

4º Elimine as distrações

O universo online é bastante atrativo, por isso, é normal que a criança de vez em quando queira dar uma escapadinha durante as aulas para jogar, ver vídeos, mexer no celular, etc.

É necessário durante as aulas remotas eliminar ao máximo de distrações possível, portanto, mantenha seu filho(a) sempre a sua vista, determine horários para usar o celular, ir ao banheiro, beber água, levantar-se.

5º Respeite os limites da criança

É importante lembrar que são apenas crianças e possuem limites, sejam físicos ou emocionais, portanto, respeite estes limites.

Entre uma aula e outra permite que seu filho(a) levante um pouco, ande pela casa, beba água, fique alguns minutos no celular, se distraia até a próxima atividade.

Respeite também o horário de pausa, mesmo durante as aulas remotas, existe um período de 15 a 20 minutos para o "recreio", é importante deixá-lo(a) a vontade.

6º Fale regularmente com os Professores

O que estamos vivendo hoje é uma novidade para todos, o mundo inteiro ainda busca formas eficazes de lidar com esta pandemia, aqui no Colégio Lebiste não é diferente, a cada dia, a nossa equipe busca por soluções para manter a qualidade do ensino e ajudar seu filho(a) a superar este período da melhor forma possível.

Portanto, fale com os Professores regularmente, busque orientações, participe ativamente da vida escolar de seu filho e juntos vamos superar todas as adversidades!