Amizades na Adolescência: como orientar corretamente os filhos?

Ter amizades na adolescência é comum, no entanto, os pais devem ter cautela para saber em que momento interferir na amizade, ou mesmo detectar possíveis amigos problemáticos, se for um relacionamento saudável, os amigos são tão importantes quanto a família nesta fase da vida.

Determinadas amizades dentro ou fora da escola, trazem influências boas ou ruins. É necessário analisar os comportamentos, para conseguir detectar se há alguma atitude suspeita. Os pais não devem proibir as amizades, apenas orientar seus filhos para que não caiam em armadilhas.

5 Dicas para lidar com amizades na adolescência

Através das redes sociais, tornou-se mais democrático o convívio com outras pessoas, pois, conseguimos obter informações sobre as mesmas antes de obter o primeiro contato, iniciando assim, um diálogo de amizade, saiba mais como lidar com amizades entre adolescentes:

1º Proporcione autonomia

Você deverá ensinar seu filho a tomar decisões sozinho, no entanto, é necessário que ele saiba respeitar limites. Assim, se o adolescente desenvolve sua autonomia, ele vai aprendendo que erros e acertos fazem parte da vida. A escolha das amizades também é uma questão de autonomia, pois, é o indivíduo quem vai escolher suas amizades de acordo com seu perfil.

2º Mantenha um diálogo

Não há como orientar seus filhos com relação às amizades, sem manter um bom relacionamento com eles, pergunte se fez alguma amizade nova, peça telefones dos pais ou responsáveis, convide os amigos dos filhos para uma reunião em casa, etc. São maneiras sutis que os pais poderão aplicar para analisar o comportamento dos amigos dos filhos, e então, saber se sua influência é boa ou ruim.

3º Aprenda a impor limites

É dever dos pais e responsáveis, saber o momento ideal de impor limites, e de dizer quando uma amizade está sendo nociva ou não. Relacionamentos amorosos e determinados tipos de amizades poderão fazer mal ao emocional do seu filho no futuro, e você deve alertar quando perceber algo estranho.

Os pais devem analisar se alguma amizade está prejudicando o desempenho dos filhos na escola, ou afetando sua rotina de maneira negativa, etc. Caso os filhos estiverem consumindo álcool ou cigarro, é necessário os pais ficarem vigilantes e pedir ajuda da equipe pedagógica na escola.

4º Participe da reunião de pais

A reunião de pais é de extrema importância para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, é na reunião de pais que os pais poderão analisar os comportamentos dos pais dos amigos de seus filhos. Além disso, os pais juntamente com os professores poderão propor melhorias para ajudar no desempenho do aluno.

Se o aluno estiver sendo vítima de bullying, os pais também poderão solicitar ajuda, e melhorar a interação com demais alunos na escola,  melhorando seu ciclo de amizades na adolescência e também fora da escola.

5º Incentive a ter um hobby

Um hobby é a maneira mais prática de incentivar um adolescente a encontrar pessoas que possuem os mesmos gostos e interesse, procure saber do que seu filho gosta, se ele tem vontade de aprender pintura, tocar instrumentos, praticar esportes, etc. Nestes ambientes, é possível encontrar amizades duradouras e verdadeiras.

Portanto

Para aprender mais como desenvolver amizades na adolescência, nossa equipe pedagógica poderá ajudá-lo, realizando um acompanhamento mais detalhado. Estamos à disposição em horário comercial!!!