Filhos Adolescentes: Quando o Namoro Atrapalha os Estudos!

Saber quando o namoro atrapalha os estudos é primordial para o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis. Os pais devem ter atenção total aos sinais, para compreender problemas de compreensão em determinadas matérias, que refletem diretamente nas notas.

Quando existem relacionamentos saudáveis, os alunos se sentem mais preparados para lidar com vestibular, ou qualquer outro desafio que encontrarem pela frente. Por isso, se durante um relacionamento entre jovens há algum problema de violência, ou qualquer outro transtorno, este deve ser informado imediatamente para os pais e para a coordenação da escola.

Quando o namoro atrapalha os estudos? O que fazer para ajudar?

Os pais devem conversar com seus filhos e não proibir um possível relacionamento, pois, isso poderá aumentar o interesse em descobrir como é ter uma relação com uma pessoa da mesma idade. A escola deve ser um ambiente discreto.

Mesmo que haja namoro entre colegas, tudo deverá ser feito com muita discrição. É necessário que a escola ofereça apoio pedagógico, para mostrar aos jovens que é possível separar namoro de estudos. Afinal, quando o namoro atrapalha os estudos? Se está afetando o rendimento dos alunos, já é um sinal que o relacionamento na escola não está sendo bom.

Os pais e professores devem mostrar aos alunos que ambos crescem juntos, e um deverá ser complemento para o outro, ou seja, eles esclarecem as dúvidas de ambos, e também montam um calendário para reforço escolar.

Como motivar os estudos em fase de namoro?

Através de algumas dicas, os pais e professores ajudam e muito a incentivar os filhos em fase de namoro. Mostraremos algumas dessas dicas abaixo:

1º Mostre sempre atitudes positivas

Na adolescência, os pais e professores devem exaltar sempre as atitudes positivas. Pois, esta é uma fase delicada porque o adolescente está formando sua própria identidade. Nesta etapa da vida, a atitude negativa somente aumentará a pressão sob o adolescente.

Os adolescentes devem sentir confiança e segurança para realizar provas e demais desafios que encontrarem pela frente. Se você tem filhos em idade escolar, motive-o sempre que este fizer algo relevante e positivo.

2º Ofereça um ambiente adequado para os estudos

Crie um ambiente ideal para estudos, seja no quarto, na área ou mesmo na sala, tenha um home office reservado somente aos estudos. Estipule também um calendário no decorrer do mês, para não sobrecarregar o estudante.

Afinal, todos nós temos que ter vida social, e além disso, os adolescentes geralmente fazem curso de inglês, natação, etc. É importante manter uma regularidade nas horas que são destinadas ao estudo para não cansar a mente.

3º Estabeleça metas concretas e fáceis de cumprir

Ensine seu filho a estipular metas que sejam realmente alcançáveis, comece com itens simples do dia a dia, em torno de 10 minutos, depois aumente o tempo gradativamente à medida que o adolescente se acostumar com a rotina.

Converse com seu filho e com o professor, para que ambos possam montar uma rotina que atenda às necessidades do adolescente. Ensine-o a cumprir prazos, pois existem escolas que possuem notas semestrais, por exemplo.

Para conseguir compreender quando o namoro atrapalha os estudos, converse com nossa equipe de professores e coordenadores para que possamos auxiliá-lo da melhor maneira possível.