Quanto tempo uma criança leva para se adaptar à creche?

A vida é repleta de dilemas e um dos que chama a atenção dos pais é a adaptação à creche. Muitos se perguntam se realmente esta é uma boa opção para o filho, se está no momento certo para isso, como ele vai reagir a essa mudança tão necessária.

Afinal, a criança está acostumada com a rotina da casa, a lidar com os adultos que ali estão presentes e até com os irmãos (quando tem). Quando os pais levam para a creche tem-se um novo ambiente com outras pessoas e uma rotina totalmente diferente da que possuía em casa.

Essa mudança vai permitir que a criança encontre um mundo novo e com ele, novas descobertas fará. Na primeira infância é onde temos mais facilidade para aprender e a ida para a creche faz com que a criança adquira uma nova rotina. 

Mas é preciso ter em mente que a criança precisa se adaptar a essa nova rotina. Essa fase de adaptação deve ser feita de forma gradual, lenta e respeitando a criança. Aos poucos, tudo vai se acertando e ela não terá mais problema em ir à creche.

Problemas mais comuns durante a adaptação à creche

A adaptação à creche da criança nem sempre é fácil e não há uma razão específica para isso. Existem N fatores que podem fazer com que a criança se sinta desconfortável naquele novo ambiente, como a mudança de ambiente e a falta dos pais, por exemplo.

Certamente um dos principais problemas encontrados nessa adaptação é a rotina diferente da que a criança possuía em casa. Essa mudança acaba gerando estresse na criança que pode chorar e até fazer birra. 

Outro fator que pode influenciar na adaptação à creche é o uniforme que pode não ser tão confortável quanto as roupas que ela usa. Isso pode levar a criança a ter mais crises de choro e até a tentar tirar a roupa. 

Independente do que esteja causando o desconforto da criança é essencial que os pais participem desse período de adaptação. A interação entre pais e o berçário é essencial durante esse período de adaptação à nova rotina.

O que os pais podem fazer?

Os pais podem permanecer na creche por um período e, conforme os dias vão passando, essa permanência vai sendo reduzida até não precisar marcar presença.

Não há problema dos pais participarem da alimentação, banho e até de alguns momentos de convívio na creche. Isso pode até ajudar os educadores a conhecerem melhor a criança e poder ajudá-la de forma mais efetiva nesse período de adaptação.

Também vale muito a pena os pais deixarem que seu filho leve para a creche algum brinquedo que ela ama ou um paninho, por exemplo. Ter com ela esse objeto de apego causa a sensação de que ela está segura e até de familiaridade.

Em quanto tempo ocorre a adaptação?

O período de adaptação à creche varia de criança para criança, mas geralmente isso ocorre em três semanas. No início, seu tempo de permanência na creche pode ser reduzido e, aos poucos, vai aumentando até que fique o horário integral. 

Aqui no Colégio Lebiste nossos profissionais são treinados para cuidar de seu filho(a) com o máximo de carinho e atenção para que ele(a) se sinta bem e confortável.

Rolar para cima