Estudos já comprovaram que a leitura para bebês é de grande importância no seu desenvolvimento. Nessa fase presenciamos processos importantes como o crescimento corporal, amadurecimento do cérebro e da fala e a consolidação do processo cognitivo, além da convivência com outras pessoas da família e do berçário.
A neurociência tem apresentado grandes evoluções na descoberta das principais potencialidades do período da primeira infância, ressaltando que o processo de desenvolvimento do ser humano resulta de fatores genéticos, sociais e ambientais.
Inicialmente, podemos enfatizar que a leitura realizada para os pequeninos é importante para enxergar a importância do desenvolvimento na primeira infância como forma do indivíduo alcançar o seu melhor potencial.
A leitura para bebês
Nos primeiros três anos de vida, o indivíduo passa pelos momentos mais importantes de sua vida, fase de início das conexões sinápticas que serão importantes para o resto da vida.
Desde o dia da gestação até o terceiro ano, temos 1000 dias a serem considerados como os mais importantes para o desenvolvimento do ser humano, nessa fase, o cérebro costuma ficar mais ativo, passando por um molde natural ao absorver toda a informação ao redor.
Nessa fase, ter um mediador para brincar e ler junto é importante, sendo a leitura uma atividade fundamental a ser compartilhada entre a criança e seus pais.
Ler para um bebê gera noção de orientação, apresentação da língua escrita e oral e criança de um natural diálogo.
Principais benefícios leitura para bebês
Ao percebermos a leitura para bebês como um fator importante para o desenvolvimento cognitivo da criança, incluindo a prática da contação de história através da qual os pais ou responsáveis podem ler a historinha contando oralmente a história de forma criativa.
Sendo assim, é criado na mente do pequeno um ambiente mental e físico com grande estímulo, mas é importante manter uma voz leve e cadenciada, seja para ler uma historinha infantil ou uma história gráfica sem textos ou com pouco texto a ser lido.
Ambiente confortável
É primordial que a leitura seja realizada em ambiente confortável e de pleno conhecimento da criança, principalmente, do bebê. Quando a criança é colocada em um ambiente desconhecido sem o mínimo preparo ou aconchego, ela poderá estranhar o local e até mesmo chorar.
Como fazer?
Para realizar a leitura para bebês procure uma posição confortável para você e para a criança, podendo se deitar junto com o bebê e colocando o livro sobre vocês.

Outra postura é sentar-se em um sofá, colocar a criança no colo e manter o livro à frente do bebê. Sempre que possível, mantenha a criança sentada e permita que ela mesma segure o livro ou manuseie as páginas.
Conclusão
É importantíssimo valorizar a leitura para bebês, sendo orientado apresentar a leitura mais adequada para a idade certa procurando selecionar os melhores livros infantis.
Alguns especialistas recomendam pelo menos 20 minutos de leitura para o bebê antes do sono da noite, o que permite acalmar a criança e proporcionar um relaxamento natural.
Portanto, opte por conteúdos mais lúdicos e, se possível, evite barulhos externos para não interferir na concentração do seu filho(a)!




