Volta às aulas pós pandemia: como preparar seus filhos!

No contexto da pandemia de COVID-19, a situação é difícil para pais e filhos. Retornar à escola é um passo importante e, com sorte, bem-vindo. Mas você e seus filhos provavelmente têm muitas perguntas. Mostraremos aqui está o que esperar da volta às aulas pós pandemia e como ajudar seu filho com base nas informações mais recentes.

A volta às aulas pós pandemia

Gradualmente, mais e mais crianças estão encontrando o caminho de volta à escola. Mais de um bilhão de alunos ainda estão fora da escola devido ao fechamento de escolas, mais de 70 países anunciaram planos para reabrir escolas e centenas de milhões de alunos voltaram às escolas nas últimas semanas.

Meu filho corre risco se voltar para a escola?

Na escola, provavelmente será diferente do que você está acostumado. As escolas podem reabrir por um período de tempo e então pode ser decidido fechar novamente temporariamente, dependendo do contexto local. A situação está mudando, por isso as autoridades terão que ser flexíveis e prontas para se adaptar para garantir a segurança de todas as crianças.

Que precauções as escolas devem tomar para evitar a disseminação da COVID-19?

A volta às aulas pós pandemia deve ser feita em condições seguras e de acordo com a resposta de cada país a COVID-19 para proteger alunos, funcionários, professores e famílias.

Aqui estão algumas medidas concretas que devem ser tomadas pelas instituições:

• Divulga os horários de início e término das aulas;

• Distribuir os horários das refeições;

• Organizar aulas em espaços temporários ou ao ar livre;

• Configurar uma rotação de grupos de alunos para reduzir o tamanho da turma.

Os administradores devem considerar opções para melhorar as medidas de higiene, incluindo lavagem das mãos, regras de higiene respiratória, medidas de distanciamento físico, limpeza de instalações e práticas seguras de preparação de alimentos.

O pessoal administrativo e os professores também devem ser treinados em distanciamento físico e práticas de higiene na escola.

Que perguntas devo fazer ao professor do meu filho ou à administração da escola?

Nestes tempos preocupantes e perturbadores, é natural que você faça muitas perguntas. Aqui estão algumas perguntas úteis:

• Que medidas a escola tem tomado para garantir a segurança dos alunos?

• Como a escola vai se encarregar da saúde mental dos alunos e lidar com o possível estigma de pessoas que estiveram doentes?

• Como a escola encaminhará as crianças que precisam para serviços de apoio especializados?

• As políticas da escola sobre proteção e bullying mudarão quando a escola for reaberta?

• Como posso apoiar os esforços da escola em favor da segurança, especialmente dentro dos comitês de pais e professores ou outras redes?

• O que devo fazer se meu filho estiver atrasado no aprendizado?

Estudantes de todo o mundo mostraram o quanto desejam continuar aprendendo. Apesar das circunstâncias difíceis, eles persistiram em seguir as aulas, com a ajuda de seus professores e pais dedicados.

No entanto, muitas crianças precisarão de mais apoio na volta às aulas pós pandemia para recuperar o atraso no aprendizado.

O Colégio Lebiste planejará cursos de recuperação para elevar os o padrão de ensino dos alunos. Assim, nossas aulas presenciais começarão com revisões ou aulas de reforço, estabeleceremos programas de ensino pós-escolar ou exercícios adicionais para fazer em casa.

Em casa, ajude seu filho fazendo um cronograma para a escola e os trabalhos escolares. Isso pode ser útil se ele estiver inquieto ou tiver problemas para se concentrar.

Você também pode entrar em contato com o professor ou a escola para fazer perguntas e se manter informado. Se o seu filho estiver tendo dificuldades especiais, avise a escola.

O que devo fazer se meu filho tiver problemas para voltar à escola?

Lembre-se de que seu filho pode não estar lidando com o estresse da crise atual da mesma maneira que você. Crie um ambiente de cuidado e proteção e adote uma atitude positiva em relação às perguntas e aos sentimentos que ele expressa. O apoie e diga-lhe que não há problema em ficar frustrado ou ansioso em momentos como este.

Ajude seus filhos a cumprir o cronograma definido e torne o aprendizado divertido incorporando-o às atividades diárias, como cozinhar, ler em família ou brincar. Você também pode ingressar em um grupo comunitário para conhecer outras pessoas que estão passando pela mesma coisa, isso ajuda a compartilhar dicas e obter ajuda.

A volta às aulas pós pandemia é um assunto sério e nós estamos tomando as melhores medidas e preparando todas as instalações para garantir a saúde de seu filho e das pessoas de sua família, sempre nos baseando na ciência e nas decisões acertadas das autoridades.