Sono na sala de Aula: como Garantir o Aprendizado das Crianças?

O sono na sala de aula é um período delicado para pais e professores, pois, é necessário que seja feito adequadamente o período de transição para que a criança possa se acostumar com o ambiente escolar. Mesmo que a criança tenha sono durante o dia, em sua casa, os pais devem colocá-la neste período de transição.

Hoje em dia, é possível utilizar algumas técnicas para desenvolver as habilidades do sono, o sono é um temperamento que é lapidado com o passar do tempo. Mostraremos uma pequena lista de diretrizes para pais e escolas, confira abaixo.

5 dicas para melhorar o sono na sala de aula!

Para ajudar pais e professores, os psicopedagogos e psicólogos nos ensinam truques interessantes, exibiremos alguns abaixo:

1º Não assistir à TV

Assistir TV 3 horas antes de dormir, acaba inibindo a sensação de sono, e crianças que assistem TV até mais tarde, tendem a demorar mais para ir para a cama. Os pais devem orientar as crianças, e já mostrar para elas que existe horário para tudo.

As crianças precisam aprender desde muito cedo que é necessário respeitar o horário de escola, pois assim, as crianças se tornam adultos responsáveis com seus compromissos.

2º Cuidado com exposição a luzes fortes

Se o quarto da criança ou do bebê tem alguma luz extremamente forte, procure trocar por uma mais fraca, até porque, crianças que ficam expostas a luzes fortes 3 horas antes de dormir têm seu sono prejudicado.

Além de afetar os ritmos circadianos, as luzes também afetam o processo de adormecimento. Deve ser evitado até mesmo luzes noturnas, o correto a se fazer é deixar todas as luzes apagadas, para que o bebê ou a criança se acostume com o ritmo do sono.

3º Crie o hábito de passe válido

O passe válido quer dizer que, é o direito que a criança possui de sair do quarto ao menos uma vez depois da hora de dormir. Conceda uma recompensa depois de alguns dias que a criança já se adaptou ao ritmo, incentive a criança e mostre a ela que é necessário respeitar seu horário de sono para ter um bom aprendizado.

4º Não autorize cochilos longos

Os cochilos longos são extremamente prejudiciais ao estudo, além disso, o processo de adormecimento também poderá ser dificultado. À noite, procure realizar atividades que acalmam, por exemplo, meditações, canções de ninar, e contação de histórias.

5º Incentive-os a contar

Para auxiliar o sono na sala de aula, a contagem regressiva ajuda a manter o sono em dia, principalmente para aqueles que possuem maior dificuldade para dormir. Todas as estratégias possuem um objetivo em comum, melhorar o aprendizado das crianças.

Se possível, peça a pedagogos e psicólogos para ajudar durante a fase de transição. Esta fase deve ser construída em conjunto para garantir maior conforto para a criança, qualquer sintoma ou desconforto deverá ser informado na escola. Ouça seu filho sempre que ele chegar da escola, para saber se ele está aproveitando ao máximo tudo o que está sendo ensinado.

Para saber mais sobre o sono na sala de aula, fale com nossos professores e coordenadores para entender na prática como este processo funciona e como melhorar o aprendizado de seu filho(a) sem prejudicar seu desenvolvimento.