Seu Bebê cresceu, como prepará-lo para a Educação Infantil?

Como pai ou mãe, você tem um papel a cumprir para ajudar seu filho(a) a se sentir pronto para começar na escola. Diversas atividades cotidianas preparam seu filho para a aprendizagem da Educação Infantil, como ler histórias, conversar com ele ou ir ao parque juntos, confira algumas delas.

Como preparar seu filho para a Educação Infantil?

Não há necessidade de se transformar em professor para preparar seu filho para a Educação Infantil. Ele aprende mais facilmente quando está se divertindo. Seu filho(a) também está mais motivado para aprender em um ambiente divertido, deixe-se guiar por seus jogos e atividades prazerosas. Quando seu filho está se divertindo, ele se sente bem e feliz, o que torna o aprendizado mais fácil.

Aqui estão algumas atividades diárias para preparar seu filho para a escola:

• Acostume-o a fazer as coisas sozinho, como se vestir e ir ao banheiro sem ajuda. Mesmo que algumas coisas sejam difíceis, como subir um zíper, incentive seu filho a treinar para ter sucesso em uma tarefa com o mínimo de ajuda possível e, especialmente, elogie-o por seus esforços.

• Dê ao seu filho a chance de brincar com outras crianças com frequência, como ir ao parque ou convidar um amigo para ir a sua casa, especialmente se ele não for à creche. Brincar com outras crianças ajuda seu filho(a) a aprender a compartilhar, além de lidar com pequenos conflitos.

• Leia livros para ele com frequência. Ler desenvolve seu vocabulário e lhe dá vontade de aprender a ler . Quando ele olha para os livros com você, seu filho gradualmente começa a fazer conexões entre as imagens e as palavras que ouve e a reconhecer certas letras.

• Nomeie as emoções de seu filho para ajudá-lo a reconhecê-las e controlá-las. Dependendo do que você observar, diga por exemplo: "Você está feliz em ir ao parque com seu primo" ou "Você está chateado porque seu irmão levou seu brinquedo?". Também incentive seu filho a nomear suas emoções.

• Estimule sua linguagem conversando com ele sobre o que faz parte de seu dia a dia. Você pode perguntar, o que ele fez na escola, se ele tem uma ideia para resolver um pequeno problema ou o que ele faria no lugar do personagem de uma história. Você o treina para pensar e dizer o que pensa.

• Conte certas coisas juntas (por exemplo: as escadas que você sobe ou desce, os carrinhos de brinquedo, os dedos das mãos ou dos pés). Você também pode comparar o tamanho de certos objetos (por exemplo: maior, menor, mais longo, mais curto) e apontar a forma (por exemplo: círculo, quadrado, triângulo) de certos objetos da casa.

• Forneça papel e giz de cera para seu filho(a) desenhar quando quiser. Esta atividade desenvolve sua criatividade e os habitua a manusear um lápis. Além disso, o desenho estimula a coordenação olho-mão e o prepara delicadamente para a escrita.

• Vá para fora com frequência com seu filho para colocá-lo em movimento. As crianças são em média duas vezes mais ativas quando estão ao ar livre. Você pode passear, ir ao parque, brincar com balões ou fazer jogos de pega pega para fazê-lo se mover de diferentes maneiras e fazê-lo querer ser ativo.

Existem diversas formas criativas de preparar seu filho(a) para iniciar na Educação Infantil que vocês podem fazer juntos. Caso precise de ajuda, fale com nossos orientadores, professores e descubra como ajudar sua criança a se adaptar facilmente a sua nova fase de vida.