Quais Cuidados os Pais Devem Ter com as Redes Sociais dos Filhos?

O mundo virtual nos proporciona vantagens e desvantagens, principalmente com relação às redes sociais dos filhos, os pais devem ter muito cuidado, para não deixar que as crianças sejam atraídas por pessoas maldosas. Veja quais cuidados os pais devem ter quando as crianças usarem as redes sociais.

Dicas para usar redes sociais com segurança

As crianças usam as redes sociais muito melhor que os adultos, até podemos encontrar influenciadores mirins que conseguem conquistar milhões de seguidores em todo o mundo. No entanto, os pais devem ficar de olho com os conteúdos que os filhos postam, e principalmente com quem eles se relacionam.

 

As próprias redes sociais têm criado políticas para ajudar os pais, o Instagram,por exemplo, deverá excluir contas de usuários de até 13 anos, exceto aquelas que já são acompanhadas pelos pais. Os pais têm que monitorar o tempo que os filhos ficam nas redes sociais, muitos acabam prejudicando sua vida pessoal por conta do excesso de tempo na frente do computador.

 

De acordo com The Royal Societyfor Public Health (RSPH) o excesso de tempo que a criança gasta na rede social pode afetar de maneira significativa sua saúde mental e física.  Por isso, alguns cuidados são essenciais,inclusive para as crianças menores de 5 anos, veja algumas dicas importantes:

Controle a exposição

Segundo pesquisa realizada pela empresa de segurança digital AVG, com dados de pessoas de aproximadamente 10 países, a cada quatro crianças que tinham perfis em redes sociais, 3 delas tinham fotos em suas páginas.

 

Os especialistas alertam que, os pais necessitam ter mais vínculo afetivo com seus filhos, e não somente deixá-los nas redes sociais, e eles devem controlar o que seus filhos podem ou não postar. Dessa forma, pode haver uma maior cumplicidade entre as partes.

Não falar com estranhos

Conheça as pessoas que seus filhos adicionam, não deixe que eles adicionem pessoas que não sejam de seu convívio, se houver muita insistência por parte do estranho faça um boletim de ocorrência, e avise a polícia imediatamente.

Siga as instruções dos especialistas

Mesmo para os perfis adultos, nunca é demais pedir para ouvir o que os especialistas têm a dizer sobre o tema. No caso das crianças, há a necessidade de observar oque eles postam, e quais são os grupos que eles costumam interagir.


Peça auxílio aos psicólogos

Os psicólogos conseguem detectar quando há alguma irregularidade, ou quando apessoa possui algum tipo de vício. Por meio de exercícios, é possível detectar onde é necessário trabalhar. Se perceber que existe algum exagero no comportamento de seu filho, peça ajuda à coordenação pedagógica da escola.

 

Certamente,os profissionais da coordenação devem indicar um tratamento adequado para cada faixa etária. Comece observando o comportamento de seu filho em seu convívio social e em seguida em casa.

Conclusão

Se as redes sociais dos filhos estão te dando dor de cabeça, venha conhecer os projetos do colégio Lebiste,perfeitamente, algum desses projetos deverão ajudar seu filho a se livrar do vício das redes sociais. Temos diversos projetos voltados para bebês, crianças,adolescentes e jovens voltados para o mercado de trabalho. 

Converse Conosco no WhatsApp