Por que é Tão Importante Ler para os Filhos em Idade Escolar?

Ler para os filhos em idade escolar é de extrema importância, pois as crianças vão adquirindo gosto pela leitura desde muito pequenos. Desenvolver o hábito de ler vai ajudar seu filho a vencer todas as etapas escolares com mais facilidade.

Como devemos ler para os filhos em idade escolar?

Ler para os filhos em idade escolar pode ajudá-los a aprimorar o desenvolvimento mental e criativo, os educadores encaram a leitura como um novo portal de cenários, imagens e sensações, onde o indivíduo pode ter contato com mundos diferentes sem ter que se deslocar para isso.

Os pais ou responsáveis devem incentivar a leitura ainda na primeira infância, quando a criança já inicia o convívio social com outras crianças da mesma idade. Mesmo com a rotina corrida de muitos pais, a leitura deve ser parte integrante da rotina de seu filho, nem que seja ao menos meia hora por dia.

Crie uma rotina de leitura, fora do contexto escolar, mostra outros tipos de livros para seu filho, comece com um livro por semana, e vá aumentando a medida que a criança vai adquirindo gosto pela leitura, na escola, a criança deve ter gosto de ir a biblioteca ao menos uma vez na semana.

Como melhorar o desempenho escolar e social?

Já está comprovado que ler para os filhos em idade escolar pode sim melhorar seu desempenho social e escolar, os benefícios que a leitura pode proporcionar nesta fase são inúmeros, veja abaixo alguns desses benefícios:

Facilidade de aprendizado;

Agilidade de raciocínio;

Capacidade de expressão verbal e escrita.

As crianças e adolescentes que possuem o hábito de ler podem compreender melhor o mundo em que vivem, as mesmas também podem melhorar sua personalidade, e ainda aperfeiçoar outras características como por exemplo tolerância, paciência, afetuosidade.

A leitura é um dos principais patamares para fazer com que a educação infantil de fato tenha bons frutos, por isso, pais e educadores devem caminhar unidos, e assim, podem criar campanhas para incentivar crianças e jovens.

Como criar campanhas de incentivo?

Ler para os filhos em idade escolar deve ser incentivado, por isso, criar campanhas com frequência pode ser uma boa opção para os pais que não possuem muito tempo, veja como elaborar essas campanhas em casa e na escola:

Faça grupos de leitura: promova grupos em seu bairro ou na escola;

Ofereça livros de acordo com a faixa etária;

Crie uma rotina de leitura.

Se mora em condomínio, promova pequenos estandes para que as crianças e jovens possam ter um espaço para compartilhar livros, assim eles vão encarando a leitura como uma atividade normal, como correr e brincar, por exemplo.

Com a leitura, muitas crianças e adolescentes conseguem ter boas notas, e no vestibular as mesmas não encontram dificuldades para estudar, pois já possuem o hábito de ler e acabam gostando de ler todos os tipos de livros.

Mexa-se agora...

Deseja um lugar para ler para os filhos em idade escolar? Então venha conferir de perto nossa metodologia de ensino, contamos com professores extremamente qualificados e capacitados para lidar com crianças e jovens de todas as idades.

Aguardamos seu contato!!!