Dicas para Ajudar seu Filho a se Concentrar

Concentração, que é a capacidade de controlar e manter a atenção durante uma tarefa, é essencial para ser capaz de ir bem na escola. As crianças de hoje estão sujeitas a muito mais estímulos do que no passado: televisão, videogames, smartphones, mas muitas vezes têm dificuldade em se concentrar em fazer a lição de casa ou em ter aulas na escola.

Para isso, nós preparamos esse material que irá auxiliar vocês, pais, a ajudar os filhos a se concentrar. Vamos entender melhor!

Algumas dicas que vão ajudar os filhos a se concentrar

O ambiente em que a criança estuda deve estar quieto, sem distrações de smartphone e de preferência, com uma boa circulação de ar.

Fatores ambientais também são importantes para ajudar os filhos a se concentrar. Quando uma criança começa a fazer sua lição de casa, certifique-se de que a sala está bem oxigenada, não há ruídos irritantes nem distrações do telefone celular ou de outros meios de comunicação.

A criança deve ter dormido o suficiente

Muitas crianças ficam distraídas quando se encontram cansadas. Então você tem que se certificar de que os pequenos descanse durante a noite, um número suficiente de horas para a sua idade.

Faça pausas nos estudos

Uma criança é capaz de se concentrar bem apenas quando tem a oportunidade de estudar e descansar, por isso é importante proporcionar intervalos curtos de 2-5 minutos, pelo menos, a cada 10-15 minutos de estudo.

As crianças que alternam regularmente entre o trabalho e os momentos de pausa aprendem de forma mais eficaz em 10 minutos de estudo, mais de 30 minutos são gastos sentados casualmente na mesa de estudos. É uma boa dica para ajudar os filhos a se concentrar.

Melhor estudar de manhã ou no final da tarde. Nunca depois do almoço!

É importante também respeitar o ritmo diário de seu filho. De um modo geral, você não deve deixar seu filho estudar depois do almoço. Porque o corpo está envolvido na digestão e o cansaço resultante compromete a capacidade de concentração.

Sabendo disso, fica bem difícil ajudar seus filhos a se concentrar se você obrigar eles a estudarem depois das refeições. Os melhores horários para estudar são a manhã e o final da tarde.

Mas é claro que todo mundo tem que seguir seus melhores horários, há aqueles que se saem melhor pela manhã e aqueles que são melhores à noite. Todos devem encontrar seu melhor momento para si.

Treinamento de concentração: 10 minutos por dia é o suficiente

Uma criança tem dificuldade em se concentrar se nunca se acostumar com isso. O treinamento de concentração deve ser visto pelos pais como um treinamento esportivo. Todos os dias você tem que acostumar a ajudar seus filhos a se concentrar por 10 minutos seguidos.

No começo, será cansativo para ele, mas com o tempo os resultados serão vistos. O importante é perseverar e não desistir, mesmo se os resultados não chegarem imediatamente.

Viu? Existem muitas coisas que você pode fazer para ajudar seus filhos a se concentrar. Esperamos que você consiga, junto ao seu pequenino, bons resultados!