Como incentivar o hábito de leitura dos Filhos quando estão fora da escola?

Na era da tecnologia, não é fácil captar a atenção das crianças com livros, mas há algumas coisas que os pais podem fazer para incentivar ao hábito de leitura, principalmente fora da sala de aula.

Telefones celulares, computadores, videogames e televisão: é o mundo em que as crianças de hoje crescem e, inevitavelmente, são atraídos desde cedo. Nem sempre é fácil para um pai incentivar ao hábito de leitura os seus filhos, porque um livro é menos interessante do que uma tela colorida e brilhante com muitos sons e imagens em movimento.

No entanto, os estudos continuam a confirmar o que já sabemos: as crianças são mais propensas a obter melhores resultados na escola e, portanto, também em sua carreira futura. Mas, além disso, a leitura é uma coisa linda e todas as crianças devem entender desde cedo com a ajuda de seus pais.

Dicas para incentivar ao hábito de leitura a seus filhos

Mostre aos seus filhos que você gosta de ler.

Se você quer que seus filhos se aproximem da leitura, não há nada melhor do que começar por dar um bom exemplo. Leia em casa e durante as férias, faça-os entender que é uma atividade que você gosta e eles também poderão ser atraídos por ela.

O livro não é apenas um dever da escola.

Um erro a ser evitado é transformar a leitura em uma obrigação, levando a criança a identificar o livro apenas com um dever escolar. Essa é a melhor maneira de influenciá-lo a não querer ler. Leia com seus filhos para incentivar ao hábito de leitura.

Se a leitura se tornar uma obrigação, a recusa é desencadeada

Com o início da escola, muitas vezes, a atitude dos pais pode começar a mudar em relação à criança. Se ele para de ler com seu filho pelo puro prazer e propõe o livro como um dever, porque agora a criança é grande, ele está falhando nas formas de incentivar ao hábito de leitura.

A pior estratégia para implementar é a obrigação, se ele for forçado a ler, um mecanismo de recusa é imediatamente acionado. Por isso, é importante permitir a escolha dos textos, não e descartar os volumes com muitas páginas. A escolha dele, é importante para incentivar ao hábito de leitura.

Ofereça a ele uma saída para comprar livros

Pode ser em uma livraria, em lugares onde realizam trocas de livros (o que é ainda melhor, pois incentiva a criança a saber dividir). Oferecer uma saída para comprar livros, é o que mais irá incentivar ao hábito de leitura. A diversão ao escolher os livros e ler seus resumos, ajuda a despertar a vontade de ler.

Certamente, essas dicas simples serão úteis e ajudarão você a aproximar seus filhos do mundo dos livros e da leitura, mas a tentação de passar a tarde em frente a uma tela estará sempre à espreita. É por isso que é importante que os pais limitem seus filhos.

Primeiro de tudo limitar o uso da Internet e não os deixar estar sempre conectado e perder dias inteiros navegando. O mesmo vale para a televisão, é bom assistir em determinados momentos do dia, mas passar horas assistindo a desenhos animados ou séries de TV não deve ser um hábito viciante.