Como fica o ensino médio com a pandemia?

As reações ao novo coronavírus/Covid-19 causaram muitas mudanças na vida de todos. Um grupo particularmente afetado por essas mudanças são os alunos do ensino médio. Eles estão enfrentando desafios neste ano que nunca aconteceram antes nesta escala. Como fica o ensino médio com a pandemia? O que os jovens devem fazer para evitar grandes impactos?

O ensino médio com a pandemia

A escola fornece estrutura e rotina para a vida dos alunos. Seguir a rotina de acordar em determinado horário, ir às aulas em horários específicos e voltar para casa em determinado horário proporciona uma sensação de normalidade em suas vidas.

A previsibilidade de saber que a aula de matemática do terceiro período segue a aula de história do segundo período permite que os cérebros dos alunos se concentrem no conteúdo acadêmico.

As expectativas de comportamento e desempenho acadêmico são conhecidas e familiares. Quando as escolas fecharam, os alunos perderam essa estrutura e rotina. As atividades extracurriculares também foram afetadas pelo fechamento de escolas. Muitos alunos gostam de participar de esportes, música, peças escolares, robótica e uma variedade de outras atividades.

A participação nessas atividades ajuda os alunos a serem candidatos mais atraentes a faculdades, universidades e futuros empregadores. Mais importante, porém, a participação nessas atividades é uma parte importante da identidade dos alunos.

Dicas para aliviar o estresse e a ansiedade durante a pandemia

A primeira coisa que todos devem fazer, independentemente da idade, é manter a saúde em dia.

Alimente-se bem - Claro, é bom se deliciar com uma guloseima de vez em quando, mas lembre-se de que o corpo e a mente humanos funcionam melhor e se sentem melhor quando são alimentados por refeições saudáveis ​​e nutritivas.

Durma o suficiente - Quando estamos cansados, ficamos mais vulneráveis ​​a substâncias irritantes, ansiedade e depressão. É difícil aprender, ouvir, concentrar e resolver problemas quando estamos privados de sono. Sem dormir o suficiente, é provável que tenhamos problemas de memória, coordenação e paciência.

Torna-se mais difícil regular nossos corpos, nossa atenção e nossas emoções. Os corpos humanos naturalmente preferem operar em um ciclo regular e estável de dormir e acordar. É por isso que é importante definir e manter horários regulares para dormir e acordar.

Faça Exercícios regulares - Existem muitas opções para permanecer ativo e, ao mesmo tempo, seguir as diretrizes de distanciamento social. Não é difícil encontrar vídeos online para rotinas de treino tradicionais, bem como ioga, dança e artes marciais.

Dar uma caminhada curta ou correr ao ar livre proporciona uma mudança de cenário e ar fresco, além de exercícios. Uma maneira de tornar o exercício divertido é ligar a música de que você gosta e dançar por alguns minutos.

Não relaxe com seus estudos - Embora esteja longe fisicamente da escola, exames importantes como o ENEM e o vestibular precisam de sua atenção, para isso, não perca o foco e nem relaxe nos seus estudos.

Se estiver tendo problemas de concentração ou problemas regulares relacionados ao conteúdo, fale com seus professores, peça ajuda e esclareça todas as suas principais dúvidas.

Assim como os outros alunos, o ensino médio com a pandemia foi bastante afetado. Mais cedo ou mais tarde, a pandemia vai passar e é preciso estar preparado para os desafios comuns que temos na vida. Não perca o foco em seus estudos e priorize atividades que podem lhe auxiliar neles.

O Colégio Lebiste está à sua disposição, em caso de dúvidas ou problemas relacionados, fale conosco, teremos o maior prazer em ajudá-lo(a)!