A importância da contação de histórias na educação infantil!

A contação de histórias na educação infantil é uma poderosa ferramenta de aprendizado e de entretenimento, os professores poderão utilizar este recurso para reforçar o aprendizado dos alunos. Nos últimos tempos, graças à internet esta prática vem sendo propagada, por meio de iniciativas de empresas privadas e também através de ações do governo.

A literatura é um estímulo à criatividade, tanto de crianças como de adolescentes, se você é contador de histórias saiba que sua profissão é de extrema necessidade para o currículo de educação básica atual.

Porque a contação de histórias na educação infantil é necessária?

A contação de histórias proporciona um momento interativo e divertido, quando você narra uma história para crianças, isso envolve fábulas, contos, lendas, dessa forma, a criança tem a possibilidade de iniciar a construção de sua identidade social e cultural.

O ato de contar histórias também é importante para o desenvolvimento da linguagem, e inclui o hábito de leitura na rotina da criança além do ambiente de sala de aula. A leitura também tem forte influência na interpretação e compreensão de texto, crianças que são incentivadas a ler, conseguem criar redações facilmente.

Onde praticar a contação de histórias?

Em diversos ambientes é possível praticar a leitura para crianças, e não somente na sala de aula. Alguns locais como o jardim do condomínio, em uma festa, na sala da casa, desde que a criança consiga parar para ouvir e se concentrar.

Inclua a leitura na vida da criança de maneira espontânea, sem que seja uma obrigação, por exemplo, se você levar a criança para passear no parque, leve também um livro, escolha um local sossegado e comece a ler e deixe a criança interagir com a estória também.

Melhores contos para crianças

Hoje em dia, devido à internet é possível encontrar diversas formas de contar histórias, é possível observar storytelling, audiolivros, etc. Atualmente, os contos mais indicados em rodas de leitura são:

O tesouro do mendigo;

Os sons do silêncio;

Os dentes do sultão;

O escorpião e a tartaruga;

A simplicidade Zen;

A mãe nevada (Irmãos Grimm);

O Jovem arqueiro (conto Zen);

Um homem sem sorte.

O Colégio Lebiste tem como uma das principais atividades extracurriculares para a educação infantil as rodas de leitura, através do nosso sistema Anglo de Ensino conseguimos incluir diversas atividades que contribuem para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

Aprenda a falar com naturalidade

Se você tem interesse em contar histórias para crianças, fazer um curso é essencial para aprender a usar adequadamente o tom de sua voz, trabalhe também a movimentação do corpo, e não se esqueça que, a prática é o caminho que leva a perfeição.

Crie uma rotina de leitura no decorrer do ano, faça uma pesquisa com alunos para saber que tipo de leitura eles desejam ouvir em sala de aula, mostre para eles as opções de literatura infantil que existem e mostre também na reunião de pais.

Portanto

Para saber mais como incentivar a contação de histórias na educação infantil, agende uma visita em nosso colégio, para que nossa equipe possa apresentar nosso plano pedagógico.

Esperamos sua visita!!!