5 Jogos que Auxiliam na Aprendizagem da Matemática!

Os jogos que auxiliam na aprendizagem da matemática podem melhorar a criação de contextos significativos, os jogos podem ainda trazer melhorias para o convívio social entre alunos, professores e funcionários das escolas. Veja alguns jogos que podem ser aplicados em sala de aula para trazer boas notas aos alunos.

Saiba quais são os jogos que auxiliam na aprendizagem da matemática

Aplicar jogos que auxiliam na aprendizagem da matemática é realidade inclusive nas escolas públicas de todo o país, os jogos já estão fazendo parte do currículo das escolas, estes ajudam no raciocínio e melhoram a interpretação de texto dos alunos, conheça abaixo 5 jogos que podem te ajudar na hora de ensinar matemática.

1-Calculadora quebrada

Este é um dos jogos que auxiliam na aprendizagem da matemática porque embora seja simples, trata-se de um jogo extremamente desafiador. Seu principal objetivo é obter determinados números fazendo uso de uma calculadora que não possui todos os números.

2-Jarros

Devemos utilizar o raciocínio matemático, e assim conseguir a quantidade perdida de água, para isso, é utilizado jarros de tamanhos diferentes, para que os alunos possam ter mais afinidade com os números.

3-Sudoku

É um jogo tradicional e que pode ser um dos jogos que auxiliam na aprendizagem da matemática, embora não seja exatamente um jogo voltado para as aulas de matemática, é muito utilizado por professores para ensinar a soma aos alunos.

4-Kakuro

É um jogo que possui mais dificuldades do que o próprio Sudoku, devemos preencher os números de modo que sua soma seja igual ao que for indicado nas suas linhas e nas suas colunas, é um jogo que também exige raciocínio lógico.

5-Enigmas matemáticos

Os jogos que auxiliam na aprendizagem da matemática mais famosos que existem são os enigmas matemáticos, como por exemplo, Os três viajantes, e o Jardim das Flores, devemos aplicar diversos conhecimentos matemáticos para poder resolver esses enigmas.

Porque utilizar jogos?

Na matemática, os jogos incentivam o raciocínio lógico e deixam as aulas ainda mais interativas, esses são utilizados como recursos didáticos, esta é a melhor forma de incentivar o pensamento independente entre os alunos. Dentre os benefícios que os jogos podem trazer para a sala de aula, podemos citar os seguintes:

Autoconfiança;

Organização;

Concentração;

Atenção;

Raciocínio lógico-dedutivo.

Traz melhorias ao senso cooperativo, estimula a socialização, e aumenta ainda mais as interações entre os indivíduos, para melhorar a eficácia da construção do conhecimento, os jogos devem ser devidamente planejados.

Crie uma rotina com seus alunos

Se deseja aplicar os jogos no ensino da matemática, procure criar um calendário com seus alunos, para que os mesmos possam se acostumar com os jogos em sala de aula, dê incentivo e peça que eles dêem dicas de jogos que podem ser incluídos dentro do calendário escolar.

Caso seja possível, utilize os computadores para incentivar os alunos a pesquisarem sobre os jogos que poderão ser utilizados para ensinar matemática, com a internet existem inúmeras possibilidades que podem ser acrescentadas em sala de aula.

Quer um local onde se aplica os jogos que auxiliam na aprendizagem da matemática? Então confira de perto a metodologia que ensinamos dentro da matemática, aqui nossos alunos aprendem brincando, faça uma visita e conheça de perto a qualificação de nossos professores.

Faça uma visita hoje mesmo!