Toda criança tem um modo de brincar, por isso, se você está se perguntando: meu bebê gosta de brincar sozinho, como devo proceder? Não se preocupe, toda criança tem seu ritmo e os pais devem aprender a respeitar, se necessário, busque apoio pedagógico e converse com o psicólogo.
Porque crianças brincam sozinhas?
Em alguns casos, as crianças podem se sentir mais à vontade para expressar seus pensamentos, a brincadeira em grupo é benéfica para desenvolver habilidade social, como a resolução de conflitos, por exemplo, por outro lado, ao brincar sozinho(a) a criança pode acessar o seu mundo interior.
Este processo é importante para trazer equilíbrio emocional, os pais podem incentivar os filhos a brincarem sozinhos para proporcionar mais autonomia, o ambiente para a criança brincar deve ser seguro, livre de riscos, você pode criar um espaço em sua casa, com revistas, lápis de cor e caixas de papelão para estimular o desenvolvimento da criatividade.
Como estimular a criatividade na infância?
Brincar sozinho ou em grupo pode estimular a criatividade, mostraremos algumas dicas abaixo, que podem ajudar a elevar a criatividade das crianças:
1º Disponibilize um tempo livre
De acordo com a sua rotina, é possível deixar um tempo para que a criança possa brincar, desenvolva um espaço temático em sua residência.
2º Coloque desafios entre as brincadeiras
Conforme a faixa etária, você pode propor brincadeiras de raciocínio lógico, os pequenos desde muito cedo, devem aprender a resolver os problemas de raciocínio lógico sozinhos.
3º Incentive as atividades lúdicas
São diversas as atividades lúdicas, que também podem ser alguma prática esportiva, por exemplo, através dessas atividades as crianças podem entender melhor os conhecimentos básicos.
Meu bebê gosta de brincar sozinho, como posso pedir ajuda?
Embora o jogo individual pode contribuir para o desenvolvimento de uma criança, quando a mesma começa a ir para a escolinha, ela se sente mais à vontade com as outras crianças, no entanto, se a criança apresenta algum distúrbio, como o autismo, ela tende a se isolar e este pode sim ser um sinal de preocupação.
Há situações que se trata de apenas uma fase, não há com o que se preocupar, com relação aos distúrbios estes possuem sintomas em comum que os psicólogos e pedagogos devem observar de perto e alertar os pais.
Meu bebê gosta de brincar sozinho, como resolver? Neste caso, você deve observar se o seu bebê apresenta algum comportamento negativo, principalmente se ele já frequenta algum berçário ou creche, existem crianças que brincam sozinhas e acompanhadas em outro momento, não há uma regra a ser seguida neste caso, apenas analise o comportamento.
Benefícios do brincar para as crianças

O ato de brincar traz muitos benefícios, seja em grupo ou sozinho(a), a criança pode trabalhar a sua inteligência emocional, pode ter mais autonomia, a criatividade já começa a ser trabalhada ainda mais na primeira infância.
Busque ajuda com o nosso departamento pedagógico!
Meu bebê gosta de brincar sozinho, não há preocupação desde que a criança demonstra interesse em brincar sozinho(a), logo, se for algum distúrbio de personalidade entre em contato com a equipe pedagógica da escola.
Portanto, aqui no Colégio Lebiste temos uma equipe preparada para atender as situações adversas entre as crianças e melhorar seu desempenho escolar!




