Criar um ambiente de estudos que contribua para o aprendizado das crianças sempre foi algo necessário, mas que pouco despertava o interesse. Afinal, as crianças estavam frequentando as escolas diariamente e somente necessitavam de um tempinho no seu dia para realizar as tarefas escolares em casa.
Mas com o início da pandemia esse cenário se modificou com o fechamento das escolas. Isso fez com que os pais precisassem organizar um local em casa que possibilitasse assistir às aulas remotas. Na verdade, essa não foi uma tarefa fácil e só mostrou o quão importante é ter um lugar preparado especialmente para isso em casa.
Um ambiente de estudos que estimule os filhos a ter uma rotina de estudos em casa pode fazer toda a diferença na vida escolar. Por esse motivo, separamos algumas dicas incríveis que certamente irão ajudar, e muito, a criar um ambiente de estudos perfeito.
Dicas para criar um ambiente de estudos
Manter o foco e a produtividade estudando em casa não é uma tarefa fácil para os adultos e com certeza também não é para as crianças. Ter um ambiente apropriado para isso faz toda a diferença e para conseguir isso separamos algumas dicas excepcionais. Vamos conferir?
O Local
Se você acha que deve ter um escritório bem equipado ou uma sala de estudos na sua casa saiba que isso não é necessário. Basta escolher um local que seja adequado ao objetivo que é estudar. Assim, nada impede que o quarto do seu filho tenha um espaço com uma escrivaninha para que ele possa estudar.
É importante que o local escolhido para ser o ambiente de estudos seja calmo e silencioso para facilitar a concentração. O local escolhido deve permitir que a criança tenha uma mesa e cadeira que sejam confortáveis e que ela mantenha uma boa postura enquanto estuda.
A Temperatura e a iluminação
Além de buscar por um espaço que tenha pouco barulho e circulação de pessoas é preciso ter atenção a temperatura do ambiente e a iluminação. Uma ótima ideia é colocar a mesa de estudos próximo a uma janela para aproveitar a luz do dia e o frescor que entra por ela.
Caso a criança vá estudar a noite é importante que o ambiente seja bem iluminado para não forçar a visão.
Nada de distrações
Dispositivos eletrônicos e brinquedos são as maiores distrações, mas não são as únicas. A TV e o celular também são grandes distrações e que não devem ficar próximos do estudante. Por isso, ao criar um ambiente de estudos é preciso levar em consideração a distância até essas distrações e, claro, retirar o celular para não atrapalhar.

Vale lembrar que as pessoas também são uma forma de distração. É por isso que o ambiente escolhido para estudar em casa não sofra com a interferência dos demais residentes. Afinal, o silêncio é um dos maiores aliados da produtividade.
A Limpeza e a organização
Conseguiu criar um ambiente de estudos que atende a todos os requisitos para ter um bom rendimento? Isso é ótimo, mas não é tudo, pois também é preciso deixá-lo sempre limpo e organizado. Esse cuidado serve principalmente para garantir uma saúde melhor para o seu filho.
Com simples atitudes é possível ajudar seu filho(a) a ter um ambiente de estudos apropriado, o que em pouco tempo será refletido em suas notas.




