Você já levou seu filho para um passeio cultural?

Você já levou seu filho para um passeio cultural? Saiba você ou não, mas ter um primeiro contato com aspectos como a arte, história e culturas em geral é excelente para a formação da criança.

Principalmente na segunda fase do ensino fundamental, onde elas começam a ter um controle sobre a leitura e a escrita. Fazendo com que seu interesse por assuntos diversos seja realmente aflorado.

Sendo assim, gostaríamos de falar um pouco mais sobre este tema e ressaltar pontos importantes sobre ele.

Você já levou seu filho para um passeio cultural?

Primeiramente é importante dizer que este é um processo normalmente levado adiante pelas escolas. E existe o ponto positivo de que seu filho terá uma experiência nova na presença de amigos, especialmente se este for uma criança introvertida.

Isto traz uma certa independência, além de garantir uma nova maneira de se socializar. Entretanto, esta também pode ser uma atividade levada adiante pelos pais em um projeto de família. É ideal porque as modalidades se complementam.

Por isso, não deixe para delegar à escola algo que também é a sua responsabilidade.

O que é um Passeio Cultural?

Talvez o termo passeio cultural seja um tanto quanto novo para você, mas ele representa algo bastante comum. Em geral, ele é uma atividade onde a pessoa entra em contato com instituições culturais, como por exemplo:

Museus;

Teatros;

Acervos audiovisuais;

Feiras;

Eventos, etc.

Em geral, vários locais que irão preservar parte da história e cultura da humanidade.

Muitos desses passeios são feitos em modelo de excursão, onde uma classe, ou mesmo várias delas, se deslocam até o local para uma visita guiada.

O normal é que algum curador ou mediador coordene o passeio. Entretanto, não é raro que um professor da própria escola auxilie ou mesmo tome conta do passeio.

No caso de famílias, o ideal é entrar em contato com os locais com antecedência e verificar os horários e possibilidades de implementação.

Internet e acessibilidade

Por conta da pandemia recente, vários dos museus e instituições fecharam as portas por conta das medidas de controle sanitário. Entretanto, eles permitiram a criação de tours virtuais.

Muitos deles realmente gostaram da ideia e ainda proporcionam esta modalidade, que pode ser conferida em seus sites.

É uma ótima ideia para conferir se você está em um dia chuvoso procurando alguma atividade que seja enriquecedora para a família.

Que tal se reunirem e transmitirem tudo na televisão? Será realmente uma experiência excelente para todos os envolvidos. Com certeza trazendo um efeito positivo na ideia de passeios para seu filho(a).

Considerações finais

Esta é uma experiência enriquecedora e de baixo custo. Fazer um passeio cultural é uma das melhores formas de instigar o jovem a procurar conhecimento por conta própria.

Sendo que algumas das apresentações pode até mesmo fazer com que ele tenha interesse por alguma profissão.

Então no mais é isso, esperamos ter contribuído um pouco mais com a construção do seu filho. Mas, se tiver alguma dúvida ou necessidade extra, conte conosco, estamos à disposição!