Saiba como economizar na compra do material escolar

Todo início de ano as papelarias e livrarias ficam   lotadas de pais em busca de material escolar. Nesse  período, os preços dos materiais escolares costumam subir se comparados a outras épocas do ano.

Segundo pesquisa do Procon, neste ano, o preço do material escolar apresenta uma variação de até 450% em São Paulo. O levantamento foi feito com base em 195 itens de 78 estabelecimentos do estado.

Para ajudar os pais dos nossos alunos a economizar e a comprar o material mais adequado, preparamos algumas dicas:

– Antes de sair às compras, verifique os materiais do ano ou semestre anterior para saber o que você pode reaproveitar. Comece a ensinar valores de educação financeira a seus filhos, mostrando que é possível reutilizar algumas coisas.

– Estabeleça prioridades financeiras: explique que a família tem muitos planos para o ano e que economizar na compra de materiais pode ajudar.

– É sempre melhor pesquisar antes de comprar, pois os materiais escolares sofrem variação de preço de uma papelaria, ou livraria, para outra.

– Pesquise também as marcas, pois uma marca menos conhecida pode oferecer materiais tão bons quanto os de marca famosa.

– Evite levar seu filho para comprar os materiais, pois ele vai acabar optando por produtos caros e, muitas vezes, desnecessários.

– Fale com outros pais e tente fazer compras no atacado – pode sair mais barato.

– Converse com seu filho sobre desperdício e a importância de cuidar do material comprado, desta forma, a economia será certa no ano seguinte.