Qual a melhor idade para colocar o bebê no berçário?

Como as demandas da vida cotidiana e do trabalho são rápidas, os pais atuais podem ser forçados a colocar seus filhos muito cedo em um berçário. No entanto, a pergunta que surge na mente dos pais é: "Qual é exatamente a idade para colocar o bebê no berçário?" Este artigo o ajudará a tomar a decisão certa para seu filho.

Benefícios de um Berçário

O ideal é que todo pai e mãe tivesse disponibilidade para cuidar dos seus filhos desde a primeira infância até o restante da vida. Embora esse cenário seja ideal, não é possível porque a maioria das famílias tem pais que trabalham.

Em tal situação, fica difícil ficar em casa e cuidar das crianças. A única opção que resta aos pais é deixá-los com uma babá ou enviá-los para um berçário. No entanto, se você está preocupado(a) porque seu filhinho está indo tão cedo para um berçário, eis o que você deve considerar:

1.   Um berçário é um ambiente seguro e estruturado, onde os funcionários estão equipados para atender às necessidades de cada criança.

2.   É um ótimo lugar para o seu filho desenvolver melhores habilidades sociais, de linguagem entre outras.

3.   Seu filho irá interagir e participar de atividades com crianças da idade dele, ajudando-o a se preparar melhor para a educação formal.

4.   Seu filho se tornará mais independente e sua separação será menos angustiante por causa do hábito de se afastar dos pais desde a idade tenra.

O que lembrar ao escolher um berçário para seu filho

Dependendo da idade do seu filho, é importante ter em mente certas coisas antes de escolher um berçário:

Bom com relação a idade para colocar o bebê no berçário, isso pode variar muito. Bebês ou crianças precisam de cuidados individuais especiais de um cuidador, de preferência em casa.

No entanto, muitos berçários oferecem instalações mais personalizadas para bebês. Lembre-se, eles precisam de um ambiente seguro e limpo.

Nesta idade deve levar em consideração necessidades como:

Alimentação - Verifique se o local possui um cardápio próprio, um Nutricionista que acompanha de perto todo o processo de alimentação dos bebês.

Berços - Verifique pessoalmente as condições dos berços, colchões, travesseiros, roupas de cama, confira se tudo está de acordo com o que deseja, se vai fazer bem ao seu bebê.

Movimentação - Este é um item importante, um local muito barulhento pode assustar seu bebê, o que poderá causar problemas de saúde e futuramente de cognição.

Quantidade de crianças - Outro item muito importante é com relação a quantidade de crianças do estabelecimento. Um local com muitos bebês para cuidar ao mesmo tempo, em algum momento deixará seu filho de lado, e isso pode ser um problema. Prefira ambientes com número reduzido de crianças, embora custe um pouco mais.

Segurança - Com o avanço da tecnologia, algumas ferramentas vieram para aproximar as pessoas, em especial os pais dos filhos. Portanto, verifique se o berçário possui um sistema de monitoramento online, ou um app móvel, desta forma poderá ver e acompanhar em tempo real pelo celular ou computador, os cuidados com o seu bebê como estivesse perto dele.

Qual a melhor idade para idade para colocar o bebê no berçário?

Se você deseja enviar seu filho para um berçário ou não, a escolha é sua. Na maioria dos casos, no entanto, isso dependerá da sua programação e requisitos, bem como do seu filho. Faça algumas perguntas a si mesmo antes de tomar esta decisão:

Meu filho se sente desconfortável com estranhos?

Meu filho se sentirá confortável em um ambiente mais barulhento que sua casa?

Meu filho se sentirá confortável e se adaptará facilmente a um novo ambiente ou um novo local?

No entanto, se você está se perguntando sobre a idade mínima para enviar seu filho a um berçário, a resposta varia de estabelecimento para estabelecimento.

Alguns podem permitir crianças a partir de alguns meses, enquanto outros podem ser adequados apenas para crianças pequenas a partir de 1 ano de idade. Portanto, você precisa encontrar um bom berçário que se encaixe à idade do seu filho e a outras necessidades.

De um modo geral, a partir dos 6 meses, após a primeira amamentação, é o período ideal para colocar seu bebê em um bom berçário!