Preconceito: Como Ensinar seus Filhos a Respeitar as Diferenças?

Os pais e professores devem ensinar as crianças a lidar com preconceito logo quando aprendem a falar, a criança deve entender que todos nascemos diferentes, devemos ensinar os pequenos a respeitarem as virtudes e as boas atitudes de cada ser humano.

Aprenda a lidar com preconceito na idade escolar

Devemos mostrar desde muito cedo, que o preconceito é errado, pois somos de etnias diferentes, temos diversas formas, gostos, crenças muito distintos uns dos outros, os pequenos devem aprender que ninguém é igual.

A própria família deve dar exemplo, fazendo análise de suas próprias atitudes,  para que a criança possa ter como principal exemplo além da escola, afinal, as atitudes dos adultos acaba refletindo diretamente nas crianças, elas tendem a imitar os pais em tudo o que eles fazem.

Mostre com base em situações reais, que ser preconceituoso não é atitude boa, e que a pessoa que sofre preconceito pode acabar carregando esse trauma para o resto da vida. Por isso, pais e educadores devem investir pesado para eliminar esse sentimento ruim já na sala de aula.

Já existem escolas que realizam campanhas para acabar de uma vez por todas o preconceito em sala de aula e também fora dela. Mas, é dever principalmente dos pais em casa, dar bons exemplos aos filhos, e incentivá-los a tratar todas as pessoas de maneira igual, independente de cor da pele, grau de instrução ou classe social, todos merecem respeito.

Procure realizar rodas de conversa

Tanto nas escolas como em casa, as rodas de conversa são a melhor maneira para eliminar de uma vez só o preconceito, os pais devem saber o que se passa  na mente das crianças, para eliminar determinados conceitos equivocados.

As conversas podem fortalecer ainda mais o conceito de reconhecimento e respeito em prol à diversidade, a conscientização das crianças somente vai aumentar quando há uma maior participação dos pais nas rodas de conversa.

Os pais devem ficar atentos com relação às crenças não saudáveis, e os mesmos devem mostrar aos pequenos que a diferença é uma característica natural da sociedade, e que quando não é respeitada pode acabar gerando dor e sofrimento para muitas pessoas.

Promova a diferença entre as crianças

Experimentar determinadas situações pode contribuir para o amadurecimento emocional, no entanto, os pais somente devem realizar essas situações sob a supervisão de psicólogos, pedagogos e educadores.

Podemos inserir as crianças para conviver com outras crianças com características bem diferentes, pode ser por meio de peças teatrais ou mesmo por filmes, que retratam a diferença em seus roteiros. Esta é a forma mais eficaz para poder combater o preconceito em casa e nas escolas.

Incentive as crianças a conviverem com todos os tipos de pessoas, assim, elas vão percebendo que o ser humano possui qualidades e virtudes que vão muito além da aparência ou da condição social que a pessoa possa apresentar.

Faça uma visita...

Se pretende conhecer uma metodologia moderna e livre de preconceito, venha conhecer nossa escola. Contamos com uma infraestrutura atual, e com mão de obra totalmente qualificada, nossos alunos são devidamente preparados para o mercado de trabalho.

Venha nos visitar ainda esta semana!!!