Passei no Enem e agora? O que fazer no futuro?
Se você está se perguntando: passei no Enem e agora? Primeiramente, parabéns pela sua conquista, pois sabemos que esta é uma das etapas mais difíceis. No entanto, para quem está com a porta da universidade aberta, é comum que algumas dúvidas possam surgir. Por isso, para facilitar a sua tomada de decisão, sobre o seu futuro, não deixe de acompanhar o guia abaixo.
Passei no Enem e agora? Entenda a pontuação!
A atribuição das notas ocorre através da Teoria de Resposta ao Item (TRI), trata-se de uma metodologia complexa que vai além dos números de acertos. Contudo, é avaliado a coerência de respostas, considerando quem acertou as questões mais fáceis e errou as mais difíceis.
A nota final é divulgada somente pelo INEP, entretanto os estudantes podem fazer simulações online para obter uma nota aproximada.
Quais as opções de ingresso para o ensino superior?
Quando o estudante é aprovado (a) no Enem, ele pode escolher as seguintes opções que são SISU, ProUni, FIES, para conseguir bolsas de estudos em instituições privadas, saiba como funciona cada uma delas abaixo:
1.º SISU (Sistema de Seleção Unificada)
Se o estudante se inscrever para o SISU, ele pode concorrer a uma vaga em uma universidade pública, tudo é feito de modo 100% online. Dessa forma, devemos ter cuidado com as notas de corte, estas oscilam conforme a concorrência e a instituição.
2.º ProUni — Passei no Enem e agora?
Este é um programa que concede bolsas de estudos para as universidades particulares, conforme a nota do Enem, é possível que a bolsa seja parcial ou integral. Além disso, o Governo Federal também considera a renda familiar do estudante.
3.º FIES
Quando você está pesquisando sobre passei no Enem e agora, saiba que o FIES é outra opção para ingressar nas universidades particulares. Com o FIES, o estudante pode pagar os estudos depois que terminou a faculdade, já que as condições para pagamento estão facilitadas.
4.º Ingresso direto
Já existem várias instituições de ensino que oferecem descontos para estudantes que obtiveram uma nota de Enem satisfatória, assim, eles podem ingressar diretamente. Para ingressar diretamente, confira alguns pontos relevantes:
Pesquise para descobrir se a instituição aceita a nota do ENEM;
Veja quais são os documentos obrigatórios;
Fique atento aos prazos para inscrição.
Como escolher o curso adequado com a nota do Enem?
Para uma escolha coerente, é necessário que o estudante respeite as suas preferências pessoais. Verifique quais são as áreas que mais atraem a sua atenção, não deixe de conferir as oportunidades de trabalho. Também não deixe de considerar as suas habilidades e aptidões, por exemplo, se o estudante tem facilidade de trabalhar com números, ele pode escolher um curso de exatas.
Para minimizar a ansiedade durante esta fase, é crucial ter organização e acompanhar o calendário dos programas, não esqueça que, cada programa tem a sua data de inscrição. Mantenha toda a documentação para as inscrições, devidamente separadas em uma pasta.
Desenvolva a sua gestão emocional neste período, se possível busque por uma terapia que auxilie na jornada do autoconhecimento.
Curso técnico
O curso técnico é uma opção mais rápida para quem quer entrar para o mercado de trabalho, o estudante que precisa conseguir um trabalho para ajudar em casa, esta é uma excelente opção e pode ser feita online com cursos reconhecidos pelo MEC. Além do desenvolvimento das competências necessárias, o curso técnico possibilita a reciclagem de conhecimento.
Portanto, passei no Enem e agora? Este é o momento em que os jovens devem ter mais paciência e analisar todas as possibilidades possíveis, afinal, todas elas ajudam a entrar no mercado de trabalho. Outra sugestão válida, é participar de testes vocacionais, assim, você pode descobrir quais áreas se encaixam no seu perfil. Por fim, se ainda há dúvidas sobre o que fazer depois do Enem, não deixe de entrar em contato com os nossos profissionais e contar com o nosso apoio.