Mudança de Escola no Meio do Ano – Como Ajudar o Filho a se Adaptar?

Uma mudança de escola no meio do ano pode se tornar um cenário assustador para a criança. Isso pode motivar algumas situações bem conhecidas como manha da criança, cenas na porta da escola entre outras.

E para que isso não venha a acontecer, os pais vão ter que desempenhar um papel bem importante. Eles é que podem oferecer a segurança que a criança precisa diante de uma grande mudança.

Adaptação com a mudança de escola no meio do ano

Um lugar estranho e até mesmo novos professores, estão entre as principais queixas dos alunos quando o assunto é a  mudança de escola no meio do ano.

Essa é justamente a hora em que os filhos precisam perceber e sentir que aquele lugar novo é a melhor escolha. Sentir medo e desconfiança faz parte do momento vivido, e eles precisam sentir que é normal.

É muito importante que antes mesmo da criança passar por toda essa mudança, ela possa ser preparada com bastante antecedência. Mesmo que não seja a primeira vez que isso acontece, ainda assim, é fundamental fazer todo o preparo antes.

Já que estamos falando de um momento em que é bastante complicado não só para a criança, como também, para toda família, vejamos algumas dicas de como melhorar essa adaptação.

Dicas de Adaptação

1- Ofereça pelo menos 3 opções de escolha

É mais comum do que se pensa uma mudança de escola no meio do ano, muitos pais costumam trocar seus filhos de escola no meio do ano letivo.

Para ajudar, que tal ter mais de uma opção de escola, e ainda, que tal seu filho ajudar a escolher.

2- Explique o motivo da mudança de escola

Explicar os motivos que estão levando a uma mudança de escola no meio do ano é muito importante. Mas é preciso prestar atenção na forma de como isso será feito.

Lembre que a criança precisa entender, portanto, use uma linguagem mais simples, isso vai ajuda na própria adaptação.

3- Leve-a para conhecer a nova escola

Isso precisa ser feito antes mesmo que as aulas tenham início. Mostre todos os ambientes como banheiros, o refeitório, entre outros locais importantes.

Dessa forma, ela poderá sentir mais ambientada na nova escola, facilitando inclusive, a relação com novos amiguinhos.

4- Evite mostrar ansiedade para a criança

É fundamental que ela possa perceber que os pais estão tranquilos. Mostre para elas que farão novos amigos, ou seja, tudo ficará bem. Estamos falando de algo fundamental, mantenha sempre a paciência.

5 – Preste atenção a rotina

Uma forma bem simples e fácil de ajudar é fazer com que a criança possa participar de todo o processo, estamos falando desde o arrumar da mochila, até a separação do uniforme.

Envolver a criança em todo o processo, faz com que ela se sinta parte de tudo que está acontecendo. Percebe agora como uma mudança de escola no meio do ano pode ter as melhores soluções possíveis.

Agora é só colocar em prática e ajudar sua criança com a mudança.