Meu Filho Não Gosta de Estudar, o Que Fazer?

A falta de interesse dos filhos pelo estudo é uma das principais causas de preocupação dos pais, mesmo assim, é preciso saber exatamente o porque meu filho não gosta de estudar.

Mesmo quando nos deparamos com este tipo de problema, e que o mesmo pareça que não tem solução, fique tranquilo, sempre existe uma saída.

Para vocês pais que passam por este tipo de problema e que não sabem o que fazer, vamos ver a partir de agora alguns fatores que podem ajudar.


O que fazer se meu filho não gosta de estudar?

Na grande maioria dos casos, quando uma criança não gosta de estudar, a mesma é tida como preguiçosa ou até mesmo, falta de vontade. Só que quando você pensa, meu filho não gosta de estudar, nem sempre é por estas duas causas acima.

Um dos grandes motivos percebidos hoje em dia, é que as crianças não se sentem motivadas para estudar, se seu filho não tem motivação para estudar, a situação fica ainda mais difícil.

Sendo assim, vejamos então algumas dicas para que seu filho volte a se interessar pelos estudos.

1º - Crie horários fixos de estudo

Tenha um horário adequado para que seu filho possa estudar todos os dias. Uma dica interessante é que possa ser de uma hora pelo menos, podendo ser aumentada de acordo com o desempenho.

2º - Estabeleça horário para as demais atividades

Tão importante quanto a hora dos estudos, é a hora da pausa para o descanso, para a alimentação, exercícios, lazer e até mesmo para dormir.

3º - Crie objetivos reais

As crianças precisam muitas vezes de motivação, nada melhor do que criar objetivos reais que possam ser alcançados.

No caso, quando se cria o objetivo de revisão do que foi dado na aula anterior, o mesmo vai melhorar o seu desempenho nos estudos.

4º - Ajude-a a entender qual a melhor forma de estudo

Quando falamos em forma de estudo, queremos dizer, fazer uso de alguma técnica especial que a criança sinta facilidade. Algo que ela se sinta motivada a fazer e que ao mesmo tempo aprenda.

5º - Crie exemplos relacionados ao dia a dia da criança

Ao fazer relação com a vida cotidiana da criança, vai acabar por estimular a curiosidade da mesma. Isso faz com que ela perceba que, o que se esta aprendendo tem muito haver com o que ela já vive, melhorando assim sua compreensão.

6º - Faça com que ela se sinta independente

A melhor forma de fazer uma criança se sentir independente, é justamente deixando-a resolver suas atividades sozinhas. Isso vai fazer com que ela crie autonomia na resolução de problemas, sejam em suas atividades ou na sua vida real.

Diante de todas as dicas apresentados, você vai começar a deixar de se perguntar por que meu filho não gosta de estudar.

O estudo é fundamental para a formação de uma criança, seja para seu crescimento pessoal, como também para o entendimento de tudo que esta no mundo.

Converse Conosco no WhatsApp