Home Office: Como se Concentrar com as Crianças em Casa!

Por conta da pandemia do Covid-19, muitas pessoas passaram a trabalhar em home office. No entanto, pode ser um pouco difícil entender como se concentrar com as crianças em casa e muito ainda mais difícil conseguir colocar isso em prática.

Mesmo com todas as dificuldades, é necessário ter pulso firme para conseguir desenvolver nossas atividades e conseguir também não deixar de ser produtivo no trabalho a medida em que dividimos o tempo entre afazeres doméstico e ainda ter que dar atenção para as crianças.

Para que isso possa dar certo é necessário ter muita organização e deixar toda a situação clara para os pequenos. Mas além disso, como se concentrar com as crianças em casa sendo que elas querem brincar o tempo todo? Bom, a seguir iremos te mostrar dicas de como se concentrar e conseguir trabalhar tranquilamente em home office.

Como se concentrar com as crianças em casa

1 - Converse com os pequenos

Se os seus filhos já conseguem entender o que está acontecendo no mundo, mesmo que de forma não tão profunda, é importante que você busque manter um diálogo claro e aberto com eles. Explique o que está acontecendo no mundo por conta do Covid-19 e mostre para eles como isso impactou a vida de muitas pessoas, inclusive a rotina de sua família.

Lógico que você deve buscar fazer explicações usando palavras e exemplos adequados de acordo com a idade da criança.

2 - Tenha um espaço só para isso

Pensa em sentar no sofá da sala para trabalhar? Realmente pode ser tentador, mas não é o adequado.

Tenha um espaço em sua casa somente para isso. O ambiente deve ter toda a infraestrutura necessária para que você possa trabalhar. Além do silêncio, é importante ter uma cadeira adequada, uma mesa e computador, com uma iluminação e ventilação adequada.

3 - Tenha uma rotina e cronograma bem organizados

Se lembra que te falamos logo no início que era necessário organização? Pronto! Organização de rotina e ter um bom cronograma são pontos chaves no trabalho home office. Estabeleça um cronograma e rotinas bem organizadas e com criatividade.

Você pode alternar os horários de trabalho. Se a mãe trabalha pela manhã, o pai cuida das crianças nesse período e da mesma forma acontece se for o contrário.

No horário do almoço, todos devem almoçar juntos. Já na hora da sonequinha da tarde das crianças, você pode aproveitar para fazer ligações e/ou videoconferências.

4 - Mude seu horário de trabalho

Se possível, adapte seus horários com a melhor rotina para a sua família e para também fazer com que as crianças passem menos tempo com uma supervisão mais limitada.

5 - Adote atividades que mantenham as crianças ocupadas

Esse momento também pode te ajudar a fazer com que as crianças criem mais responsabilidades e possam passar a ter mais independência. Proporcione para elas atividades de desenvolvimento como pinturas, leituras, quebra cabeças e desenhar. Para crianças mais velhas, incentive a leitura, audiobooks, podcasts e atividades que estimulem a sua comunicação de forma mais confiante.

Conclusão

As dicas que te demos acima de como de concentrar com as crianças em casa com certeza te ajudarão a manter a produtividade no trabalho sem que isso impacte negativamente a vida da sua família. Não se esqueça de ter um diálogo claro e aberto com seus filhos, se eles já possuem idade suficiente para entender o que está acontecendo.

O diálogo é uma das bases mais fortes de qualquer família, principalmente entre pais e filhos, construindo assim uma relação forte e cheia de confiança.

Converse Conosco no WhatsApp