Como Responder as Perguntas das Crianças sem Embaraço

Como os bebês são feitos? Essa talvez seja a pergunta que as crianças fazem que cause maior embaraço. Mas como responder as perguntas das crianças de forma adequada?

As crianças quando chegam a determinada idade se transformam em verdadeiras máquinas de perguntas, muitas delas acabam por criar constrangimento para os pais.

Só que é justamente nessa hora que não pode faltar uma resposta. É preciso buscar toda e qualquer resposta, principalmente quando vivemos um momento em que a internet faz parte da vida das pessoas.

Sendo assim, veja a partir de agora as melhores formas de resposta para as perguntas das crianças.

Afinal, como responder as perguntas das crianças?

Geralmente a idade considerada crítica para as tão temidas perguntas vai dos 3 a 6 anos. Mas não se engane, sempre haverá uma dúvida na cabeça de uma criança.

Como se explica a uma criança sobre a Morte?

Esta é uma das tarefas mais difíceis de se fazer, principalmente quando se trata de um ente querido. Nesse caso, procure não criar fantasia na cabeça da criança, já que isso pode fazer com que ela perca a noção do que é real.

E no caso da religião?

Esta é uma pergunta que não faz parte apenas da vida das crianças, mas também da vida de muitos adultos ainda.

Praticamente todas as crianças são criadas no meio de um conceito pré-definido de uma religião. Isso faz com que surjam perguntas a partir do momento em que conhecem pessoas pertencentes a outras religiões.

Sendo assim, uma resposta bem interessante é que há pessoas que acreditam em uma coisa, e pessoas que acreditam em outras coisas. Deixando bem claro que todos precisam e devem ser tratados de forma igual.

E se vier a tão temida pergunta sobre sexo?

Os pais sentem muita dificuldade em responder perguntas sobre sexo, justamente por não saber qual seria a melhor forma de resposta. A diversidade de gêneros que é vista hoje em dia, pode fazer com que as respostas possam ficar ainda mais difíceis.

Será preciso explicar para a criança todos os valores que os pais seguem, deixando claro que é preciso educá-la dentro de uma educação com tolerância que é a melhor opção.

Caso venha a famosa pergunta sobre os bebês, ainda vale as respostas usando a cegonha, ou até outras metáforas.

E quando passam a perceber mudanças no próprio corpo?

As mudanças no próprio corpo são uma grande descoberta que as crianças vão fazendo no decorrer do seu crescimento. Essas são perguntas que podem envolver outros assuntos como, por exemplo, o próprio sexo.

Mudanças no corpo são bem consideráveis, portanto, é preciso usar de cautela para oferecer a resposta. Mas, não se esqueça de mostrar sempre a realidade. Deixar claro que há diferença entre meninos e meninas, essa explicação, aliás, já pode até ajudar a responder outras perguntas.

Abordamos aqui, algumas das formas de como responder as perguntas das crianças, só que é preciso também deixar claro que nem sempre as perguntas precisam de explicações aprofundadas.

Algumas vezes basta deixar claro que sim ou que não, pode ou pode, e assim por diante.


Converse Conosco no WhatsApp