Como reagir ao Boletim Escolar de seu Filho?

O boletim escolar se refere a um documento que descreve as notas que o aluno alcançou em determinado período letivo. Em alguns casos, quando o estudante não consegue tirar boas notas o fato gera preocupações por parte de seus pais. 

Sabemos que as notas e as frequências são importantes para definir o comportamento do aluno. Quando ele tira boas notas e não falta às aulas constrói uma boa imagem perante o seu professor e seus pais. Mas, quando acontece o oposto, quando o aluno tira notas ruins e começa a faltar às aulas, o que os pais podem fazer?  

Neste artigo falaremos mais sobre o tema e daremos valiosas dicas para orientar os responsáveis a como reagir.

Como reagir ao boletim escolar?

Geralmente, os pais podem se comportar de diferentes maneiras quando olham o boletim do filho. Muitos acreditam que o aumento de notas ruins pode estar atrelado a uma mudança de comportamento do filho ou problemas relacionados com a falta de atenção

É muito importante dar atenção ao filho e acompanhar o seu desenvolvimento escolar, mas, ao mesmo tempo, os pais não precisam se sentir culpados caso o filho esteja registrando resultados ruins em seu boletim. 

Também não é aconselhável pressionar para que o filho apresente o boletim toda semana, pois na maioria dos casos esse documento é atualizado mensalmente ou a cada bimestre pela coordenação da escola.

Não brigue com o seu filho

Geralmente, pais e responsáveis costumam brigar com a criança e o jovem quando eles tiram notas baixas ou recebem notificações da direção por mau comportamento. Ter uma conversa séria pode ajudar a conscientizá-lo, mas evite brigar de forma incisiva para não provocar trauma emocional desnecessário. 

O grande foco deve incentivá-lo a estudar e sentir o prazer de leitura, sabemos que gostar de ler facilita o processo de aprendizado e a vontade de estudar.

Estudar é importante

Como falamos anteriormente, é fundamental incentivar o gosto pela leitura e o prazer pelos estudos. Se estudar é vinculado a uma tarefa difícil e chata será mais difícil conscientizá-lo a superar esse momento difícil no boletim. 

Para o estudante superar e tirar boas notas, ele precisa ser incentivar a gostar de ler, incentive a criança ou o jovem a assistir filmes e séries que tenham sido adaptados a partir de obras da literatura, leve a criança para visitar bibliotecas e a incentive a participar de atividades culturais na escola.

Mantenha a calma


Caso o resultado demore para surgir, mantenha a calma, converse com o seu filho, procure conversar com os professores para compreender o comportamento de seu filho na escola e verifique qual a melhor solução a ser tomada. 

Mesmo que os pais limitem o tempo dedicado pela criança no computador e para jogar no videogame, para dessa forma ela estudar mais, não reduza o tempo de lazer dela com outras crianças e não a impeça de passear com a família e amigos depois de concluir os deveres de casa.

A interação social e as brincadeiras com amigos ajudam no desenvolvimento cognitivo e essas atividades não podem ser alvos de castigos ou de limitações.

Conclusão

Portanto, é fundamental incentivar o aluno a gostar de estudar a se sentir acolhido pela escola, por outro lado a família deve colaborar buscando compreender as dificuldades do jovem e da criança.