Como os filhos podem manter o foco nos estudos durante o isolamento social!

Para limitar a disseminação da Covid-19, as escolas fecharam em todo o país, e toda a comunidade educacional está de cabeça para baixo. Então, qual a melhor forma de manter os filhos focados nos estudos durante o isolamento social?

Como aprender em casa durante o isolamento social

1. Determine um local exclusivo para estudos

Reserve uma mesa exclusiva para os estudos dos seus filhos. Se esta não puder ficar dedicada somente aos materiais da escola, determine um horário em que possa disponibilizá-la para isso. Remova, durante o tempo dedicado aos estudos, qualquer coisa não relacionada à sua escola.

Certifique-se de que sua mesa esteja limpa, sem desordem e escolha um local longe de barulho.

2. Comunique aos outros em sua casa a hora dos estudos

É crucial que qualquer outra pessoa em sua casa saiba quando é hora dos seus filhos estudar, e seja um horário fixo, definido todos os dias. Isso vai garantir que ninguém faça barulho ou crie atividades secundárias que sirva de distração.

3. Afaste as distrações

Se você achar que precisa diminuir o ruído produzido por outras pessoas em sua casa, talvez seja a hora de adaptar os horários. Com todo mundo em casa devido o isolamento social, pode ficar meio difícil reduzir qualquer barulho, mas, é preciso deixar claro que seus filhos precisam estudar e manter o ritmo escolar.

O ideal é escolher horários mais tranquilos, como a tardinha ou à noite. Caso possua crianças menores em casa, determine horários em que estas estejam dormindo.

4. Foco

Durante o horário de estudo escolhido, foque. Quanto mais focado e dedicado for os seus filhos, mais eficaz será o seu tempo de estudo. Se você exceder o tempo previsto, ótimo! O hiperfoco fará com que estudem mais e fixem os conteúdos com facilidade.

Se eles estiverem com dificuldade para se concentrar, faça uma pequena pausa, deixe-os respirar ou desfrutar de alguns minutos livres. Uma boa dica é oferecer um suco para melhorar o ânimo.

5. Recompense seus filhos

O foco no estudo durante uma pandemia, especialmente sob ordens de quarentena ou notícias pesadas, apresenta dificuldades particulares. Se você conseguiu fazê-los estudar e se concentrarem durante o tempo determinado, não se esqueça de se recompensá-los!

A recompensa pode ser uma hora extra assistindo o seu programa favorito, comendo uma sobremesa, tirando uma soneca ou qualquer outra coisa que eles gostem. Isso reforçará os bons hábitos de estudo e, é claro, será um belo incentivo.

6. Faça-os ler com regularidade

Se você está fazendo seus filhos ler por prazer ou por referência, continue assim. Foi provado que a leitura ajuda no vocabulário, gramática e compreensão em testes padronizados. Também ajudará a estimular suas mentes durante o tempo de inatividade.

7. Estabeleça metas realistas

Ao elaborar um plano de estudo para seus filhos, não esqueça de definir metas que possam realmente ser alcançadas. O mais indicado é dedicar no mínimo três horas por dia para que se torne um hábito comum e com o tempo não precise ficar os lembrando de suas atividades.

Em tempo de isolamento social, é importante manter o foco das crianças nos estudos, assim eles não sentirão muito o retorno às aulas e se manterão atualizados, evitando prejuízos maiores como a perda do ano letivo.