Colégio Lebiste comemora o Dia do Índio

O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril no Brasil para lembrar a data histórica de 1940, quando se deu o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. O evento quase fracassou nos dias de abertura, mas teve sucesso no dia 19, assim que as lideranças indígenas deixaram a desconfiança e o medo de lado e apareceram para discutir seus direitos, em um encontro marcante.

A data é sempre lembrada pelo Colégio Lebiste. Segundo o diretor, Luiz Paulino, é importante mostrar aos alunos que os povos indígenas fazem parte da história não só do Brasil, mas da vida de muitos deles. “Toda família, em algum momento, vai se deparar com uma raiz indígena”, conta.

A escola abordou, ainda, a evolução dos povos. Hoje, muitos têm acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que a cidade proporciona. Nem por isso deixam de ser indígenas e de preservar a cultura e os costumes.