Jogos que estimulam à violência: como monitorar corretamente os filhos?

Com a crescente onda de ataques em escolas, o aumento da preocupação com a segurança dos filhos é normal, todavia, alguns fatores podem contribuir para esta violência, por exemplo, mostraremos quais jogos que estimulam a violência, estes jogos, por sua vez, podem tornar as crianças mais violentas.

Por isso, mostraremos a seguir, quais são os sinais de influência que os jogos provocam, além de algumas dicas para não invadir a liberdade das crianças!

Por que os ataques aumentaram?

O bullying é um dos motivos cruciais para o aumento da violência nas escolas, os ataques também costumam ocorrer através de criminosos que desejam roubar equipamentos nas escolas, as crianças podem desenvolver traumas psicológicos, além disso, o calendário escolar também é prejudicado.

Isso afeta prejudicialmente o desenvolvimento dos estudantes, para evitar estes transtornos, as escolas precisam investir em segurança, capacitar os professores e funcionários, a escola deve desenvolver programas de prevenção, para preservar a saúde mental dos alunos.

Quais são os jogos que estimulam a violência?

No universo dos jogos eletrônicos, é possível encontrar uma variedade de títulos que incluem conteúdo violento. Embora nem todos os jogos se encaixem nessa categoria, é importante conhecer alguns exemplos para entender melhor o que significa um jogo que estimula a violência.

Abaixo, exploramos alguns títulos conhecidos por esse tipo de conteúdo, lembrando sempre que a responsabilidade de escolha e monitoramento recai sobre os pais e responsáveis.

Grand Theft Auto (GTA) Series

A série "Grand Theft Auto", também conhecida como GTA, é famosa por seu conteúdo adulto, que frequentemente envolve cenas de violência, crime e comportamento antiético.

Os jogadores são frequentemente encorajados a realizar atividades criminosas, o que pode incluir violência contra outros personagens virtuais. Embora os jogos da série sejam amplamente populares e ofereçam uma jogabilidade rica, seu conteúdo violento é inegável.

Mortal Kombat Series

"Mortal Kombat" é uma série de jogos de luta que se destaca por suas cenas de luta extremamente sangrentas e brutalidade gráfica. Os jogadores controlam lutadores que se enfrentam em combates um contra um, usando golpes especiais, combos e movimentos finais devastadores que frequentemente resultam em cenas explícitas de violência.

A série é conhecida por seu foco na carnificina, o que a coloca firmemente na categoria de jogos que estimulam a violência.

Manhunt Series

A série "Manhunt" é um exemplo ainda mais controverso, pois gira em torno de assassinos em série que participam de jogos mortais e brutais.

Os jogadores são colocados em situações onde precisam executar assassinatos horríveis para sobreviver e progredir na história.

A série é notória por sua representação gráfica de violência extrema e perturbadora, levantando questões sobre até que ponto o entretenimento pode ir.

Call of Duty Series

Enquanto a série "Call of Duty" oferece uma variedade de jogos de tiro em primeira pessoa, muitos deles apresentam cenas intensas de combate e tiroteios.

Embora os jogos da série também possam se concentrar em cenários históricos e batalhas realistas, o aspecto da violência é uma parte inerente da jogabilidade. A série é popular por seu modo multiplayer competitivo, que frequentemente envolve confrontos virtuais e eliminação de oponentes.

Embora essa lista apresenta apenas alguns exemplos de jogos que estimulam a violência, é importante lembrar que a responsabilidade de decidir o que é apropriado para os filhos recai sobre os pais e responsáveis.

Nem todos os jogos eletrônicos são criados igualmente, e muitos títulos oferecem experiências enriquecedoras, desafios intelectuais e histórias cativantes sem recorrer à violência excessiva.

Ao conhecer os jogos que contêm conteúdo violento, os pais podem tomar decisões informadas sobre quais jogos permitir e como monitorar o tempo de jogo de seus filhos.