5 Dicas para Ensinar Educação Financeira para os Filhos

Ensinar educação financeira para os filhos ainda é um problema para pais e professores. Afinal, no Brasil não é costume das escolas incluírem em seus currículos a educação financeira, e os pais também não sabem como ensinar a administrar o dinheiro.

Como lidar com o dinheiro na infância?

Em tempos de crise financeira, com quase 60 milhões de pessoas na inadimplência,as crianças devem aprender desde muito cedo que, no ambiente familiar as finanças também devem ser controladas para não ficar no vermelho.

Para tentar driblar o grande problema de falta de educação superior, veja a seguir,5 dicas que podem te ajudar a ensinar seu filho ainda na primeira infância:

Crie uma política de mesada

Dar mesadas pode ajudar a fazer com que seu filho tenha o hábito de gerir dinheiro,sendo assim, a criança já aprende a poupar para poder conseguir bens mais caros. O ideal é que a mesada deve ser proporcional com a idade da criança, comisso, os pais podem dar pequenos valores toda semana.

Hábitos de recompensa

Incentive seu filho a realizar pequenas tarefas domésticas, como arrumar o quarto, por exemplo, depois que ele concluir, dê uma pequena recompensa em dinheiro. Dessa forma, ele vai pensar duas vezes antes de gastar, pois ele sabe o sacrifício que foi feito para conquistar aquele dinheiro.

A criança deve aprender a administrar

As crianças devem aprender a ter noção de que o dinheiro leva tempo para ser conquistado, e os pais devem ficar atentos, pois no começo é natural que acriança comece a gastar de maneira impulsiva. Os pais podem utilizar aplicativos financeiros, para mostrar de forma prática e criativa como o dinheiro se comporta.

Mostre as contas da casa

Os pais precisam deixar separados as contas de água, luz, telefone, imposto, IPVA,etc, e assim eles podem mostrar aos filhos como estas contas serão pagas.Devemos também, explicar para as crianças que temos que traçar metas para alcançar objetivos de curto, médio e de longo prazo.

Explique como detalhar objetivos de curto e longo prazo

Saber definir objetivos, utilizar cálculos, e aprender a poupar é fundamental para que a criança possa ser um adulto que terá uma vida financeira mais saudável e livre de dívidas. A educação financeira é a porta de entrada para que as crianças se tornem consumidores conscientes.

Crie uma tabela de gastos

Faça com que as crianças tenham o hábito de utilizar as tabelas do excel, comece mostrando as mais simples, até que a criança possa adquirir mais experiência com a ferramenta. Incentive a criança a utilizar os aplicativos financeiros.

Peça ajuda dos professores

Nas aulas de matemática, os professores podem criar dinâmicas de grupos para ensinar os alunos a aprender a utilizar o dinheiro sem ter prejuízos no futuro.A cada semana, pode ser criada uma dinâmica diferente.

educação financeira para os filhos deve ser incentivada nas escolas e também em casa, se na escola do seus filhos não há uma grade como esta, procure a direção e peça para incluir a matéria no currículo escolar. Devemos mostrar para as crianças que conquistar dinheiro dá trabalho e demanda boa parte de nosso tempo.