5 Brincadeiras que ajudam no desenvolvimento infantil

A primeira infância, aqueles momentos em que seu filho já se encontra em uma idade de berçário, são essenciais no desenvolvimento. Então, fazer brincadeiras que ajudam no desenvolvimento infantil é crucial.

Aqui no Colégio Lebiste levamos realmente a sério o assunto, e por isso resolvemos trazer algumas dicas importantes. Vamos conferir?

5 Brincadeiras que ajudam no desenvolvimento infantil

Primeiramente é importante dizer que todas estas atividades são recomendadas para crianças de até 1 ano de idade. Por isso, não tente forçar algo que seu filho ainda não esteja pronto.

Mas se ele já consegue processar a maioria das atividades, pode ser interessante ajudar ele a se esforçar para conseguir fazer coisas novas.

No final, estas atividades também servirão para aumentar os laços de afeto entre vocês.

1 - Bola andadora

Seu filho provavelmente já começou a engatinhar, e por isso, é possível que você o ajude a andar de vez.

Para isso, separe uma bola de um tamanho razoável. Coloque ela na frente do seu filho e apoie ele com as mãos deixando-o em pé.

O objetivo é fazer com que ele chute a bola e fortaleça os músculos das pernas. Você vai ver que ele irá começar a andar sozinho em direção da bola, mas ainda precisa de você como apoio.

2 - Jogo de rimas

Esta é uma das mais divertidas brincadeiras que ajudam no desenvolvimento infantil da nossa lista. Começamos com uma série de rimas que ficamos repetindo de maneira lúdica junto com o seu filho.

É importante dizer que este processo deve ser feito devagar e se a criança tentar repetir, você deve ajudá-la a fazer o mesmo.

3 - Dança com o Bebê

Dançar com o bebê também é bem divertido e ajuda tanto na coordenação motora dele quanto no fortalecimento dos músculos em geral.

Para isto, pegue seu bebê pelos braços e apoie caso seja necessário. Além disso, escolha a música que ele mais gosta de ouvir para ficar bastante empolgado no processo.

4 - Equilíbrio

Por último, é importante notar que o equilíbrio também precisa ser desenvolvido. Uma brincadeira ótima para fazer isto é exatamente colocar algum saquinho de feijão ou qualquer grão leve e pedir para seu filho levar até outro ponto sem derrubar.

No caso é uma brincadeira que funciona melhor quando a criança já sabe andar, e traz resultados impressionantes.

1 - Tesouro do tato

Como primeira atividade, vamos ajudar seu filho a estimular o tato. Para isto, é importante que você pegue uma caixa ou outro recipiente e escolha objetos, preferencialmente grãos como feijão, milho e arroz.

Coloque os pés do seu filho(a) dentro e faça com que ele sinta o contato com os grãos. Depois, mostre para ele o que está acontecendo, deixe ele fazer parte do processo de maneira espontânea também.

Então no mais é isso, esperamos que estas brincadeiras que ajudam no desenvolvimento infantil tenham sido realmente úteis. Mas se ainda tiver alguma dúvida, ou quiser fazer algum comentário, estamos à disposição na seção abaixo. Aproveite agora e confira esta matéria incrível sobre o que levar na mochila do seu filho para o berçário.

Até a nossa próxima dica!