4 dicas para estimular o crescimento da criança em idade pré-escolar

O desenvolvimento das crianças é surpreendente e espanta os pais e professores, o que muitos pais e responsáveis ainda não sabem, é que é possível estimular o crescimento da criança em idade pré-escolar. Apresentaremos algumas dicas para ajudar os pais e responsáveis, e também facilitar o trabalho dos professores e da equipe pedagógica. 

4 dicas para ajudar crianças em idade pré-escolar que os pais devem conhecer!

Se você pretende ajudar seu filho(a) a ter bom desempenho na escola, mostraremos algumas dicas úteis para o dia a dia, que ajudam a estimular a inteligência e o raciocínio lógico, confira: 

1º Incentive seu filho(a) a comer comidas saudáveis

O alimento é imprescindível para o crescimento físico, por isso, desde muito cedo os pais e responsáveis devem inserir na alimentação frutas e demais vegetais ricos em fibras. Os nutricionistas também recomendam incluir alimentos úmidos, por exemplo:


  • Abóbora butternut;

  • Espinafre;

  • Abacate;

  • Abobrinha. 


Estes alimentos também poderão ser utilizados para o preparo de sobremesas, para as crianças em idade pré-escolar. Os pais também poderão preparar as sobremesas de forma lúdica, utilizando formatos de desenhos em lanches e na refeição principal.  

2º Ajude a desenvolver a inteligência emocional 

O teste do marshmallow é uma ótima ferramenta para auxiliar os pais que desejam saber como os filhos se desenvolvem, e também como poderão praticar a resiliência, este teste poderá ser realizado já na idade pré-escolar com o apoio da equipe pedagógica. 


Através deste teste, é possível detectar sentimentos e emoções, assim, pais e professores poderão trabalhar em conjunto para minimizar os impactos de um possível sentimento de confusão. Há possibilidade de dar nomes a estes sentimentos com a ajuda de fotos, a criança começa a identificar os sentimentos

3º Trabalhe o desenvolvimento intelectual 

Graças ao desenvolvimento intelectual, os pais podem ajudar os filhos a reconhecerem números, letras e poderão propor atividades que ajudam a resolver problemas, a atividade física também contribui para um bom desenvolvimento mental. 


A atividade física também proporciona benefícios como autorregulação e resiliência, estimula o crescimento do córtex pré-frontal.  

4º Ajude-o a ser sociável 



Quando a criança interage com demais pessoas, ela é capaz de desenvolver a empatia e o trabalho em equipe. O ambiente pré-escolar favorece o desenvolvimento nos seguintes aspectos: 


  • Ensina a criança a se comunicar corretamente;

  • É possível compartilhar sentimentos;

  • Traz novas amizades. 


Existem várias maneiras de ajudar no crescimento do seu filho, e se você deseja conhecer mais técnicas não deixe de conversar com a equipe do Colégio Lebiste. Temos uma equipe pedagógica própria, com psicólogos, psicopedagogos e professores que ajudarão a desenvolver os talentos que seu filho possui. 

Quer saber mais sobre como estimular o crescimento de seu filho?

Converse com a equipe pedagógica do Lebiste para que possamos entender o comportamento de seu filho, e assim criar planos para estimular a criança em idade pré-escolar, este desenvolvimento é fundamental para a formação de seu filho. 


Nosso time de professores e berçaristas são qualificados e com experiência, esses profissionais também poderão detectar pontos de melhoria na educação das crianças, sempre que houver oportunidade.

Converse Conosco no WhatsApp